Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Porte de Arma
Congresso em Foco
16/12/2025 8:00
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que versa sobre a permissão de porte de arma para proprietários e trabalhadores rurais com idade superior a 21 anos.
A proposição legislativa em questão promove uma alteração no Estatuto do Desarmamento, com o objetivo de introduzir essa nova modalidade de licença. Conforme o texto, o porte de arma em questão terá uma validade de dez anos, sendo seu uso restrito aos limites da propriedade rural.
Em virtude de sua tramitação em caráter conclusivo, o projeto de lei seguirá para o Senado Federal, exceto se houver interposição de recurso para apreciação no Plenário da Câmara dos Deputados. Para que se converta em lei, a versão final deverá ser aprovada por ambas as Casas do Congresso Nacional.
O texto que obteve aprovação é a versão apresentada pela relatora na CCJ, deputada Coronel Fernanda (PL-MT), referente ao projeto de lei 6.717/2016, de autoria do deputado Afonso Hamm (PP-RS). A proposta original estabelecia a idade mínima de 25 anos para o porte de arma em área rural. Serão exigidos os documentos previstos em lei para registro e aquisição da arma, além de comprovante de idoneidade e de residência ou trabalho em área rural. A declaração de duas testemunhas poderá suprir a comprovação de residência.
Temas
LEIA MAIS
Tráfico de Drogas
Comissão aprova aumento de pena para tráfico perto de escolas
Segurança Pública
Jordy propõe divulgar condenados por crimes sexuais já na 1ª sentença
INDÚSTRIA REDPILL
Erika Hilton propõe proibir monetização de conteúdo misógino
PL da Dosimetria
Otto Alencar: PL da Dosimetria "não tem chance" de passar na CCJ