Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Hugo Motta comemora avanço da regulamentação da reforma tributária

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ECONOMIA

Hugo Motta comemora avanço da regulamentação da reforma tributária

Presidente da Câmara celebrou em suas redes sociais a aprovação do projeto que abre caminho para implementação da reforma.

Congresso em Foco

16/12/2025 21:25

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (16) a votação dos destaques à segunda etapa da Reforma Tributária, que tramita na forma do projeto de lei complementar 108/2024. O debate, iniciado na noite anterior, encerra a tramitação da proposta no Congresso Nacional, permitindo o envio do texto final à sanção presidencial.

O presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) comemorou a conclusão do texto, que abre caminho para que a reforma possa ser implementada. "Mais Justiça Tributária, menos Custo Brasil. Aprovamos a 2ª etapa da Reforma Tributária. Trocamos legislações confusas por um sistema nacional único e digital, gerido pelo Comitê Gestor. É a modernização que o país esperava há décadas, trazendo segurança jurídica e o fim da burocracia", declarou em suas redes sociais.

Hugo Motta ressaltou que a reforma permitirá maior justiça tributária e menor Custo Brasil.

Hugo Motta ressaltou que a reforma permitirá maior justiça tributária e menor Custo Brasil. Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O projeto aprovado define as regras de funcionamento do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributo estadual e municipal que substituirá os atuais ICMS e ISS. O órgão, na forma de autarquia com representação de todos os níveis da Federação, será o responsável pela operação de distribuição do valor arrecadado aos respectivos governos e prefeituras.

A votação aconteceu em meio a uma corrida contra o tempo: a regulamentação é necessária para dar início aos testes contábeis de funcionamento do novo sistema tributário, agendados para acontecer em 2026. O atraso na lei poderia resultar no adiamento de todo o cronograma da reforma, prevista para ter início em 2027.

Hugo Motta citou que, ao longo dos debates, foi possível inclusive aprimorar a versão original, aumentando a progressividade do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). "Conduzi esse processo com diálogo e construção de consensos. Garantimos avanços importantes, como no ITCMD (heranças), corrigindo distorções. Agora quem herda mais, pagará progressivamente mais. O Brasil tem pressa e a Câmara está entregando", concluiu.

Veja a nota do presidente:

Captura de tela.

Captura de tela.X/Reprodução

Leia Mais

Câmara aprova segunda etapa da regulamentação da reforma tributária

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

hugo motta Reforma tributária câmara dos deputados

Temas

Economia Congresso

LEIA MAIS

Projeto de lei

CCJ da Câmara aprova equiparação da aquicultura à agropecuária

Agência Reguladora

Comissão vota MP que converte ANPD em agência reguladora nesta quarta

Acessibilidade

CCJ da Câmara aprova braille em certidões de registro civil

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES