Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/7/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 17:33
Diante dos fatos mencionados, vê-se que a atual gestão federal está contaminada por práticas imorais, entrando num ambiente sombrio, rumo ao colapso. Onde está a tal da "nova política" que Bolsonaro tanto prometeu durante a campanha? Não há indício dela em seu governo. O que se têm são ataques às instituições democráticas, realidade que contribui para macular a imagem do Brasil. Foi por isso que, percebendo a democracia em xeque, a OAB acelerou os trâmites para a elaboração do pedido de impeachment contra Bolsonaro. Até o mercado financeiro, que num primeiro momento ficou otimista com a sua eleição, agora está tenso ao ver um cenário nebuloso por conta das ações irresponsáveis do gestor federal.
A percepção do mercado sobre o governo piorou em virtude do desprezo de Bolsonaro às recomendações científicas relacionadas ao coronavírus e às constantes saídas de ministros. Por isso, os investidores avaliam que o país está sendo administrado por um chefe de Estado que quer impor as suas convicções, sem fundamento científico e em "completa desgovernança". Além disso, a falta de um plano nacional que contemple a economia de "baixo carbono" e ambientalmente saudável e o constante desmatamento da Amazônia brasileira são fatos que criam um cenário de insegurança para os investidores externos, aumentando o Risco-Brasil e, por conseguinte, geram impactos negativos na economia, bem como na imagem do país.
Portanto, é notório que a imagem do Brasil vem sendo erodida em razão de posturas lamentáveis do presidente, manchada por atitudes imorais e em desacordo com o seu discurso de campanha. Se o Brasil quer trilhar rumo ao desenvolvimento socioeconômico, urge que se criem "pontes" de relacionamentos, e não "muros" da intolerância. É crucial respeitar os verdadeiros anseios da nação e dar robustez à democracia, e não desidratá-la.
*Irlã Andrade Gomes é jornalista, cientista social, mercadólogo e possui MBA em Comunicação Corporativa

Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos