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Congresso em Foco
9/4/2022 | Atualizado às 11:39
Engajamento dos presidenciáveis no Instagram no primeiro trimestre de 2022. Foto: IBPAD[/caption]
Apesar do segundo pior engajamento, Bolsonaro lidera com folga o número de seguidores no Instagram: mais de 19,5 milhões de perfis. Em segundo lugar está o ex-presidente Lula, com 4,4 milhões de seguidores. No entanto, no período analisado, o ex-presidente ganhou 561,4 mil seguidores na rede social, enquanto o atual chefe do Executivo conquistou 456,5 mil novos perfis.
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Crescimento no número de seguidores dos presidenciáveis no Instagram no primeiro trimestre de 2022. Foto: IBPAD[/caption]
No TikTok, apenas três presidenciáveis possuem presença: Jair Bolsonaro, André Janones e Ciro Gomes. O primeiro deles segue disparado em número de seguidores, com 1,3 milhão. Janones tem 150 mil e Ciro contabiliza 83,5 mil.
O monitoramento das redes sociais permite analisar os desdobramentos da estratégia digital da campanha e realizar ajustes quando necessários, promovendo uma maior otimização do trabalho realizado.
Pessoas que trabalham com marketing político e/ou querem contratar, acompanhar e trabalhar com o monitoramento de redes sociais antes, durante e após as eleições de 2022, podem se inscrever no workshop gratuito "Monitoramento Eleitoral" do IBPAD.
O IBPAD é um centro de inovação em ciência de dados com foco nas áreas de comunicação e política. O instituto tem mais de seis anos e conta com mais de 10 mil alunos. Os cursos são focados em abordar dados disponíveis e criar estratégias de otimização de desempenho nas mais diversas áreas de aplicação.
"Analisar, desde já, o cenário que se forma para as eleições de 2022 é muito importante. O pleito deste ano promete ser um dos mais difíceis. Os dados monitorados nas diversas redes sociais ajudam a compor o diagnóstico e auxiliam na definição e calibre das estratégias", afirma Jaqueline Buckstegge, cientista política e sócia-diretora do IBPAD.
O workshop será ministrado por Rebeca Garcia, formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, Rebeca é gerente de performance na Street Mídia, onde trabalha com análise de dados focada em mídia. Rebeca também já atuou como supervisora de performance no Núcleo de Mídia da Caixa e analista de audiência no Correio Braziliense.
Segundo a analista, aprender a utilizar a ferramenta permitirá automatizar ao máximo os processos "burocráticos" da coleta de dados. "Assim, será possível alocar o esforço da equipe no olhar sobre o crescimento da base de fãs, engajamento versus esforço de produção de conteúdo do candidato, dos seus adversários e do contexto", ressalta.
Para lidar com plataformas que mudam constantemente nos assuntos pautados e na maneira como entregam o conteúdo ao usuário, é necessário ficar atento aos resultados e métricas o tempo todo. "As equipes que já conseguirem se ater aos detalhes logo de início, podem sair na frente e entender as mudanças que ocorrerem ao longo do período de campanha", destaca Jaqueline Buckstegge
O workshop é composto por nove aulas objetivas e tem carga total de uma hora. O conteúdo ficará disponível por um ano e os participantes receberão um certificado do IBPAD ao concluírem todas as atividades.
Para se inscrever e saber mais sobre o workshop, acesse o site do instituto.Tags
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