Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
economia
Congresso em Foco
18/12/2024 | Atualizado às 15:03
Na versão aprovada, diversos setores que receberiam alíquotas especiais pelo Senado foram retirados, com previsão de redução da alíquota geral de 28,55% para até 27,91%, mas com uma trava de 26,5%, cabendo ao governo apresentar projetos com as mudanças necessárias para assegurar esse teto em até 90 dias após a implementação.
O novo sistema substitui os atuais ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI por um único tributo, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), dividido em três sub-alíquotas: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será distribuído a estados e municípios, a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), distribuída à União, e o Imposto Seletivo (IS), que incidirá sobre itens nocivos à saúde e/ou meio ambiente, e servirá para subsidiar os demais itens. Impostos de Valor Agregado (IVA):
O Senado aprovou e a Câmara confirmou um dispositivo que impede a cobrança do Imposto Seletivo sobre as exportações de minérios. Com isso, apenas a extração e as operações no mercado interno estarão sujeitas à tributação, uma solicitação das mineradoras.
O projeto de regulamentação também determina algumas exceções à cobrança do IS, que incluem:
Cesta básica
Itens isentos:
Uma outra categoria de alimentos terá direito a um corte de 60% nas cobranças do IBS e da CBS:
A reforma introduz incentivos específicos voltados para a saúde pública e medicamentos essenciais:
Educação
Os serviços de educação infantil, fundamental e médio, assim como as produções culturais nacionais, usufruirão de uma redução de 60% na alíquota padrão, com o objetivo de facilitar o acesso à educação e à cultura.
Nanoempreendedores e motoristas de aplicativo
A reforma cria a figura do nanoempreendedor, isento da cobrança de novos impostos para receitas abaixo de R$ 40,5 mil anuais. Motoristas de aplicativos contarão apenas 25% do valor bruto recebido ao longo de um mês para o cálculo da arrecadação.
Trava para carga tributária
Haverá um controle para impedir que a alíquota-geral do IBS e CBS ultrapasse 26,5%, com avaliações periódicas para possíveis ajustes.
Bares, restaurantes, hotéis e parques
Terão uma tributação simplificada com uma alíquota reduzida de 40%.
Insumos e agrotóxicos
Agrotóxicos, insumos agropecuários, fertilizantes, rações para animais, materiais de fertilização, vacinas veterinárias e outros itens utilizados na agropecuária terão uma redução de 60% nos tributos, desde que estejam registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária.
Mercado Imobiliário
No setor de imóveis, as transações e locações terão uma tributação diferenciada, com o objetivo de beneficiar pequenos locadores e facilitar o acesso a imóveis populares. Essas medidas buscam impulsionar o mercado imobiliário e auxiliar famílias de baixa renda. Confira os principais aspectos:
LEIA MAIS
EMENDAS PARLAMENTARES
Emendas em saúde e a falta de transparência: há luz no fim do túnel?
FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
Reajuste salarial de servidores federais está sob análise da Casa Civil
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos