Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Movimentos protestam na Câmara contra PL do Estupro. Veja imagens

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PL 1904/2024

Movimentos protestam na Câmara contra PL do Estupro. Veja imagens

Em coro de "Fora, Lira", manifestantes protestam pelo arquivamento do PL do Estupro, cuja discussão foi adiada para o próximo semestre.

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Lucas Neiva

19/6/2024 | Atualizado 20/6/2024 às 15:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em coro de

Em coro de "Fora, Lira", manifestantes protestam pelo arquivamento do PL do Estupro, cuja discussão foi adiada para o próximo semestre. Foto: Lucas Neiva/Congresso em Foco
Representantes de diversos movimentos sociais de defesa dos direitos das mulheres se reuniram na tarde desta quarta-feira (19) em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados, onde ficam as salas das comissões, para protestar pelo arquivamento do PL 1904/2024, também conhecido como PL do Aborto ou PL do Estupro. As manifestantes também levantaram cartazes de protesto contra o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que pautou o requerimento de urgência aprovado na semana anterior. O ato foi, convocado por iniciativa de uma pedagoga e um grupo de mães e pais que formam o movimento Criança Não É Mãe, em Brasília, e contou com apoio da Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto. O projeto criminaliza toda forma de aborto após as 22 semanas, equiparando-o ao crime de homicídio simples, mesmo quando realizado para interromper uma gravidez decorrente de estupro. Em manifesto distribuído na manifestação, o movimento Criança Não É Mãe ressaltou que o protesto acontece "por não admitir mais que nenhuma violência seja perpetrada pelo Congresso Nacional, que deveria legislar pelo bem do povo e garantir a Constituição". Confira as fotos da manifestação: [gallery columns="1" size="large" ids="600705,600707,600704,600703,600706,600708,600709"] O ato aconteceu paralelamente a um almoço na Residência Oficial entre Arthur Lira e a liderança da Bancada Feminina. Na véspera, ele havia anunciado que o projeto não seria pautado diretamente em plenário, devendo passar pela análise de uma comissão representativa a ser instalada no próximo semestre. O presidente busca encontrar um caminho para contornar a pressão da Bancada Evangélica, favorável ao projeto, e de movimentos sociais e deputadas contrárias ao texto. Durante a manifestação, um grupo de deputados bolsonaristas foi até o local para provocar os movimentos, gritando frases de efeito contra o aborto e clamando "pauta, Lira". Sâmia Bomfim (Psol-SP), que articula pelo arquivamento da proposta, chegou em seguida, e orientou as manifestantes a não responder às provocações. "Isso só mostra o desespero daqueles que não convenceram a sociedade brasileira de que é preciso retroceder nos direitos das mulheres brasileiras. (...) É um sinal de que estão recuados, e não conseguem ter voto para aprovar essa atrocidade", declarou. A deputada também apontou para a importância de manter a mobilização em meio à articulação de Lira para eleger um sucessor na presidência da Câmara. "Vão querer fazer desse PL uma moeda de troca, que vale caro. (...) Por isso, nós não vamos baixar a guarda". Confira a manifestação em vídeo:
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados aborto arthur lira violência de gênero

Temas

Direitos Humanos Saúde Segurança Pública Galeria Democracia Congresso

LEIA MAIS

premio

Quem disputa o Prêmio Congresso em Foco 2024; veja os aptos nas categorias gerais e especiais

Educação

Comissão do Senado aprova novo ensino médio com 2.400 horas de formação

Educação

Comissão do Senado vota reforma do Ensino Médio; acompanhe

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SEGURANÇA

Entenda situação da PEC da Segurança Pública na Câmara dos Deputados

2

SEGURANÇA PÚBLICA

Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas

3

Legislação

Nova lei caracteriza abandono afetivo como ilícito civil

4

TRANSPORTE AÉREO

Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos

5

SEGURANÇA

Após minuto de silêncio, deputados aplaudem morte de "bandidos" no RJ

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES