Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Eleitor dá sinais de cansaço com governo Lula | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News
LEIA TAMBÉM

Lydia Medeiros

Impasse político vai dominar a disputa de 2026

Lydia Medeiros

Lula entre o confronto e a negociação com o Congresso

Lydia Medeiros

CPIs podem esvaziar agenda do governo Lula

Lydia Medeiros

Incerteza se torna marca do governo Lula

Lydia Medeiros

Lula, Motta e Alcolumbre isolam Bolsonaro

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

Eleitor dá sinais de cansaço com governo Lula

Os dados parecem traduzir um certo cansaço do eleitor. Se Lula planeja mesmo seguir no Planalto em 2026, tem muito trabalho pela frente.

Lydia Medeiros

Lydia Medeiros

19/9/2024 13:47

A-A+
COMPARTILHE ESTA COLUNA

Presidente Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A decisão do Copom de elevar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual era esperada pelos analistas financeiros e pelo governo. A medida, no entanto, atravessa o discurso otimista do Planalto, que comemora índices de deflação, de crescimento do PIB e de pleno emprego. O mercado e os diretores do Banco Central acham que a inflação está à espreita, porque a economia está superaquecida, o nível de gasto público está elevado e não há no horizonte reformas estruturais, como novas mudanças no sistema previdenciário.  A avaliação desses agentes indica que há falta de confiança na capacidade do país de enfrentar o crescimento da dívida bruta, porque a política do governo é de defesa do investimento público, sem uma proposta de revisão da estrutura do Estado e do gasto.  Pesquisa Ipec desta semana mostra que a confiança no presidente Lula está em queda. Em março do ano passado, 53% da população diziam confiar em Lula. Hoje, são 45%. A tendência mudou: 43% afirmavam não confiar no presidente em março de 2023, e agora são 52%. Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, a desconfiança atinge 89%, mostrando que o governo não conseguiu "furar a bolha".  As boas notícias da economia não parecem suficientes para satisfazer o eleitor. Para 53%, o país está no rumo errado, e 31% acham que em seis meses a situação econômica estará pior. Em setembro do ano passado, 51% afirmavam que o semestre seguinte seria melhor. Agora, a perspectiva positiva é vista por 38%. Quase metade dos entrevistados (47%) acham que Lula tem uma política ruim ou péssima de combate à inflação, ante a aprovação de 23%.  Os números também revelam dificuldades para o governo em áreas que ganham cada vez maior relevância, como o meio ambiente. A avaliação do governo no setor é ruim ou péssima para 44%, um aumento de 11 pontos percentuais desde abril deste ano, possivelmente um reflexo da tragédia do Rio Grande do Sul e das queimadas que devastam 60% do território. Só um em quatro entrevistados aprova a política ambiental. Às vésperas da COP30, em Belém, os resultados da reação tardia das autoridades aos incêndios serão fundamentais para a popularidade do governo. A polarização política se reflete nos índices da pesquisa. Mas um dado chama atenção: seis em dez entrevistados (58%) dizem que Lula não deveria se candidatar à reeleição. Esse índice é o mesmo nas capitais, periferias e no interior. Entre os mais pobres (um a dois salários mínimos), eleitorado cativo de Lula, atinge 53%. Na faixa até um salário, foi a resposta de 41%.  Os dados parecem traduzir um certo cansaço do eleitor. Se Lula planeja mesmo seguir no Planalto em 2026, tem muito trabalho pela frente. A fórmula que vem usando há mais de 40 anos deu certo. Mas o mundo muda.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected]
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula Banco Central taxa de juros

Temas

Economia Governo Colunistas Coluna
COLUNAS MAIS LIDAS
1

Representatividade em xeque

Quem defenderá São Paulo?

2

Política internacional

O novo eixo da extrema-direita transnacional na América Latina

3

Análise política

O paradoxo do governo Lula: muita entrega e pouca popularidade

4

Redes sociais

Socooorro! Os algoritmos estão soltos!

5

Eleições

Novo Código Eleitoral é debatido no Congresso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES