Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PIB EM ALTA
Congresso em Foco
30/5/2025 11:51
A economia brasileira começou 2025 em ritmo de crescimento. O Produto Interno Bruto (PIB), que mede tudo o que o país produz de bens e serviços, cresceu 1,4% no primeiro trimestre do ano em relação aos últimos três meses de 2024. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (30) pelo IBGE.
Esse resultado mostra que o país ganhou força em relação ao final de 2024, quando o PIB tinha subido apenas 0,1%. Agora, o crescimento foi mais robusto.
Quando se compara com o mesmo período do ano passado, o PIB avançou 2,9%. Ou seja, a economia brasileira produziu 2,9% mais do que nos três primeiros meses de 2024.
O que puxou a economia?
O grande destaque foi a agropecuária, que cresceu 12,2% em relação ao trimestre anterior e 10,2% em relação ao mesmo período de 2024.
Este desempenho foi impulsionado por uma safra recorde de soja, além de bons resultados em outras culturas como milho, arroz e fumo. O clima ajudou bastante e, em comparação com o ano passado, a base de comparação estava baixa, já que a agropecuária havia sofrido com problemas climáticos em 2024.
E os outros setores?
Além da agropecuária:
Quanto o país produziu em valores?
Nos primeiros três meses de 2025, a soma de tudo que foi produzido no Brasil, o PIB, chegou a cerca de R$ 3 trilhões. Esse número inclui tudo: desde alimentos, roupas, carros, até serviços como consultas médicas, escolas e transporte.
Consumo das famílias também ajudou
Outro fator que colaborou para o crescimento foi o aumento no consumo das famílias, que subiu 2,6% na comparação com o primeiro trimestre de 2024. Ou seja, os brasileiros estão comprando mais, impulsionados pelo aumento da renda e do crédito, mesmo que os juros continuem altos.
O que é o PIB?
Se você não está familiarizado com o termo, o PIB é o total de bens e serviços produzidos no país em um período. É uma forma de medir se a economia está crescendo ou não.
Quando o PIB sobe, geralmente isso significa mais empregos, mais renda circulando e um ambiente mais favorável para negócios e investimentos.
Veja os principais números divulgados pelo IBGE:
Tags
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil