Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Desembarque
Congresso em Foco
26/9/2025 | Atualizado às 14:21
O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou nesta sexta-feira (26) que deixará o cargo. A saída já era esperada, já que ele é filiado ao União Brasil, partido que decidiu romper com o governo Lula e determinou a entrega dos ministérios ocupados por seus integrantes.
"Conversei hoje com o presidente em virtude da decisão do partido ao qual sou filiado e vim cumprir meu papel. Entreguei a carta com meu pedido de saída", afirmou Sabino em coletiva.
O ministro não detalhou quando deixará definitivamente a pasta. Segundo ele, o presidente Lula pediu que acompanhasse, na próxima quinta-feira (2), as obras em Belém (PA) para a COP30, marcada para novembro na capital paraense. Sabino acrescentou que Lula manifestou interesse em "ampliar o diálogo" com o União Brasil sobre os próximos passos da relação.
Na semana passada, Sabino já havia informado ao presidente que deixaria o cargo após o ultimato do partido, que deu 24 horas para seus filiados se desligarem do governo.
O rompimento foi oficializado há duas semanas pelo presidente do União Brasil, Antônio de Rueda. A legenda planejava deixar a base apenas no fim do ano, em articulação com o PP para as eleições de 2026, mas antecipou a decisão após críticas de Lula.
Temas
LEIA MAIS
EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS
CPMI do INSS mira Leila Pereira por suspeitas de fraudes da Crefisa
Pequenas importações
Kim Kataguiri propõe fim da "taxa das blusinhas" sobre importações