Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
TRANSPORTE
Congresso em Foco
8/7/2025 12:00
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara aprovou um projeto que proíbe a concessão de fiança a acusados de crimes de trânsito que resultem em lesões corporais graves ou morte. A proposta altera o Código de Processo Penal e será agora analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.
Autora do projeto, a deputada Silvye Alves (União-GO) afirma que a medida visa coibir a impunidade em casos de condutores que agem com imprudência, como dirigir embriagados ou participar de rachas. "O atual sistema permite a fiança mesmo após uma morte no trânsito, o que não é compatível com a gravidade do crime", argumenta.
Projeto teve apoio do relator
O deputado Duda Ramos (MDB-RR), relator da proposta, defendeu a aprovação do texto original sem alterações. Para ele, a mudança responde ao "anseio social por maior rigor" e reforça o compromisso do país com a integridade física das vítimas do trânsito.
Atualmente, o CPP já proíbe fiança para crimes como racismo, tortura, tráfico de drogas e terrorismo. O novo inciso incluído pelo projeto amplia essa lista ao tratar com mais rigor os casos de violência no trânsito.
Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado na CCJ, no plenário da Câmara e, depois, no Senado. Se aprovada, a norma valerá para todos os crimes de trânsito com resultado grave.
Tags
Temas
LEIA MAIS
OPERAÇÃO POLICIAL
Em pauta no Senado
Entenda projeto de legalização de bingos, cassinos e jogo do bicho
EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS
CPMI do INSS mira Leila Pereira por suspeitas de fraudes da Crefisa
Regulamentação Profissional
Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância
Sessão conturbada
Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)