Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Judiciário
Congresso em Foco
29/8/2025 17:32
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará, em sessão virtual, a constitucionalidade de ação do Senado que derrubou leis paulistas durante governo de José Serra e de regra do Estatuto da Pessoa Idosa (10741/2003) que proíbe o aumento de preços de planos de saúde pela faixa etária. Com início nesta sexta-feira (29), o período de votação prossegue até a próxima semana, no dia 5 de setembro.
Legislação estadual
Em resposta à resolução do Senado que suspende a validade de leis estaduais sobre a destinação de recursos originários do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em 2007, o então governador José Serra acusou o Senado Federal de cassar a íntegra das Leis 7003/1990 e 7646/1991, embasado por uma decisão do STF que torna inconstitucional apenas parte dos artigos.
Sem a norma, a alíquota cobrada de prestadores de serviços de comunicação, responsável por parcela considerável da arrecadação tributária estadual foi reduzida de 25% para 18%. Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3929), Serra destaca que a resolução prejudica a economia do estado de São Paulo. A matéria está sob relatoria do ministro Nunes Marques.
Estatuto da Pessoa Idosa
A Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC 90) vota a constitucionalidade da legislação que impede a discriminação nos planos de saúde ao precificar idade dos beneficiados. A aplicação da norma aos contratos celebrados e aperfeiçoados antes de sua vigência também faz parte da ação, relatada pelo ministro Dias Toffoli.
Temas
Regularização Fundiária
Câmara aprova prorrogação do prazo para regularizar imóveis rurais
Reforma tributária
Braga e Haddad definem cronograma da 2ª etapa da reforma tributária
MEMÓRIAS DA DITADURA
46 anos da Lei da Anistia: sessão do Congresso teve vaias e socos