Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CONGRESSO
Congresso em Foco
25/11/2025 18:01
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou a formação de acordo para a realização da sabatina de Jorge Messias ao cargo de ministro do STF. A reunião deverá acontecer no dia 10 de dezembro. O calendário foi definido junto ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), que escolheu o senador Weverton (PDT-MA) como relator.
"Temos um período curto. Foi uma construção dentro da viabilidade da comissão. Estabelecemos a data, e é importante avisar com antecedência os colegas senadores, pois é a votação de uma autoridade relevante, que precisa da presença dos senadores, com sua digital e seu voto nominal e secreto, na comissão e no plenário", declarou Alcolumbre.
Otto Alencar antecipou que pretende realizar no dia 3 a leitura do relatório de Weverton, devendo conceder vista à comissão. O ato abre o período conhecido como "beija-mão", em que Messias deverá circular entre os gabinetes dos senadores para consolidar sua base de apoio.
Após a sabatina, a CCJ decide em votação secreta se aprova ou não a indicação. Messias deverá obter ao menos 14, dentre 27 votos. "Assim que a Comissão decidir, cumprirei imediatamente meu papel como Presidente do Senado, encaminhando a matéria ao Plenário", disse Alcolumbre.
No plenário, a votação também é secreta: serão necessários 41 votos, do total de 81 senadores. Se aprovado, Jorge Messias poderá tomar posse como ministro do STF, ocupando a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
Temas
TENSÃO NO CONGRESSO
Crise política trava Congresso e pressiona governo na reta final
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta oficializa ruptura com Lindbergh após meses de incômodo