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Fim dos supersalários geraria economia acima de R$ 2,3 bi, projeta Câmara

Congresso em Foco

16/6/2021 | Atualizado às 9:11

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Rubens Bueno é relator do projeto que barra supersalários[fotografo]Pabo Valadares/Câmara[/fotografo]

Rubens Bueno é relator do projeto que barra supersalários[fotografo]Pabo Valadares/Câmara[/fotografo]
Líderes partidários costuram com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a votação do projeto de lei que regulamenta o teto constitucional e acaba com os chamados supersalários no serviço público. Lira tem dito aos deputados que a proposta será desengavetada e votada pelo plenário em até duas semanas. A aprovação do texto pode gerar uma economia anual de pelo menos R$ 2,3 bilhões, segundo cálculos da Consultoria de Orçamento da Câmara. Essa economia, porém, pode bem maior com a inclusão dos gastos que serão economizados por estados e municípios e com o corte de penduricalhos que variam de mês a mês e não puderam ser contabilizados no cálculo anual, de acordo com os consultores. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]. A proposta de regulamentação do teto salarial dos servidores públicos normatiza as regras para o pagamento das verbas e gratificações que ultrapassem o limite constitucional. O parecer do deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR) também estabelece que constitui crime excluir ou autorizar a exclusão da incidência dos limites remuneratórios dos agentes públicos de forma que não atenda o disposto na lei. Nesse caso, a pena para o agente público que autorizar o "penduricalho" é de detenção de dois a seis anos. Ao decidirem priorizar a reforma administrativa, na semana passada, os líderes e o presidente da Câmara  defenderam que o fim dos supersalários seja votado antes da própria reforma no plenário, como forma de sinalizar para o funcionalismo e a sociedade que eles querem acabar com os privilégios no setor público. Câmara acelera discussões  Relator do projeto que trata do assunto, o deputado Rubens Bueno, deve conversar com Lira nesta semana. O texto, já aprovado pelo Senado, está engavetado na Câmara desde 2018. "Se não votamos até hoje é porque o lobby das categorias mais privilegiadas foi muito forte", afirmou o deputado ao Congresso em Foco. "Não há como votar reforma administrativa se não acabarmos antes com os privilégios", emendou Bueno, que ainda não sabe se continuará com a relatoria do PL 6726/2016. Pela Constituição Federal, nenhum servidor pode receber mais que o teto constitucional, hoje no valor de R$ 39,2 mil, que é a remuneração de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Algumas categorias, no entanto, notadamente os juízes, acumulam penduricalhos, que engordam seus contracheques. Levantamento da Folha de S.Paulo mostra que 8 mil magistrados receberam mais de R$ 100 mil por mês, ao menos uma vez, entre 2017 e 2020. Além do projeto relatado por Bueno, também está na gaveta há mais de um ano um requerimento de urgência para que a proposta seja analisada diretamente pelo plenário sem passar pela comissão especial. "Não haverá mais possibilidade de receber acima do teto. Fora do teto, apenas verbas de natureza indenizatória, que discriminamos", ressaltou Bueno. > Câmara quer votar fim de supersalários antes de reforma administrativa > Reforma administrativa não afetará atuais servidores, diz presidente de comissão
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supersalários teto do funcionalismo teto salarial economia rubens bueno reforma administrativa Reforma tributária funcionalismo público cofres públicos arthur lira reforma alto funcionalismo projeto engavetado

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