Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bullying e cyberbullying passam a configurar crime no Brasil

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Educação

Bullying e cyberbullying passam a configurar crime no Brasil

Lei que estabelece política nacional de combate à violência no ambiente escolar tipifica os crimes de bullying e cyberbullying.

Congresso em Foco

15/1/2024 | Atualizado às 10:51

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

'No caso do jovem Carlos Gomes, a agressão psicológica passou para a violência física que levou o estudante à morte.

'No caso do jovem Carlos Gomes, a agressão psicológica passou para a violência física que levou o estudante à morte." Foto: Pixabay
O governo publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (15) a versão final da lei de proteção à criança e ao adolescente contra a violência dentro do ambiente escolar. Dentre as mudanças decorrentes da nova legislação, fica estabelecida a tipificação dos crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal. O texto também estabelece novas normas de prevenção e enfrentamento ao abuso sexual contra essas faixas etárias. Conforme publicado na nova lei, os gestores municipais ficam encarregados de desenvolver, em conjunto com as secretarias locais de Segurança, Saúde e Educação, protocolos de proteção à criança contra todas as formas de violência no ambiente escolar, bem como a capacitação continuada dos profissionais docentes. Essas medidas deverão ser executadas junto aos estados e à União, que fica encarregada de realizar uma conferência nacional para elaborar uma Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente. Essa política nacional deverá estabelecer diretrizes para subsidiar os protocolos municipais, bem como fortalecer a rede de apoio às vítimas de exploração sexual e o levantamento de informações sobre o cometimento de tais crimes. Ela deverá passar por uma revisão a cada dez anos, bem como por avaliações por parte de conselhos de direitos da criança e do adolescente, organizações da sociedade civil e representantes do Ministério Público a cada três anos. A lei inclui no Código Penal um novo artigo para a prática do bullying, que se caracteriza como "intimidar sistematicamente, individualmente ou em grupo, mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas, de modo intencional e repetitivo, sem motivação evidente, por meio de atos de intimidação, de humilhação ou de discriminação ou de ações verbais, morais, sexuais, sociais, psicológicas, físicas, materiais ou virtuais". A pena estabelecida é a de multa "se a conduta não constituir crime mais grave". O cyberbullying recebe um tratamento mais rigoroso, com a pena de dois a quatro anos de reclusão "se a conduta não constituir crime mais grave". O artigo em questão ressalta que não apenas a lei versa sobre redes sociais e plataformas de internet, mas destaca a aplicação em jogos online. A nova legislação também faz alterações na Lei dos Crimes Hediondos, que passa a incluir os crimes de incitação ao suicídio, sequestro e cárcere privado contra menor de 18 anos, tráfico de criança ou adolescente e qualquer grau de participação na produção ou disseminação de pornografia infantil. O Estatuto da Criança e do Adolescente também passa a responsabilizar os pais caso deixem de comunicar o desaparecimento dos filhos à autoridade pública. Confira a íntegra da nova lei:
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Código Penal eca bullying DOU

Temas

Direitos Humanos Saúde Educação Segurança Pública País Notícia

LEIA MAIS

Novas Regras

Anac atualiza regras para balonismo e busca certificação no Brasil

ACESSIBILIDADE

Câmara avança com projeto de intérpretes de Libras no turismo

EDUCAÇÃO

Comissão aprova mudança no Sisu para usar a melhor nota do Enem

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Prêmio Congresso em Foco 2025

Prêmio Congresso em Foco 2025: veja quem lidera 2ª parcial da votação

2

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

3

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

4

OPERAÇÃO POLICIAL

Gabinete do deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF

5

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES