Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Apenas três senadores compareceram a todas as sessões em 2017; veja ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Apenas três senadores compareceram a todas as sessões em 2017; veja quem mais faltou

Congresso em Foco

28/12/2017 8:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pela segundo ano consecutivo, Reguffe (cent.) não falta a nenhuma sessão deliberativa no Senado. Pimentel (esq.) e Randolfe (dir.) também tiveram 100% de presença

Pela segundo ano consecutivo, Reguffe (cent.) não falta a nenhuma sessão deliberativa no Senado. Pimentel (esq.) e Randolfe (dir.) também tiveram 100% de presença
[caption id="attachment_320109" align="aligncenter" width="580" caption="Pela segundo ano consecutivo, Reguffe (cent.) não falta a nenhuma sessão deliberativa no Senado. Pimentel (esq.) e Randolfe (dir.) também tiveram 100% de presença"][fotografo]Waldemir Barreto e Jefferson Rudy / Agência Senado[/fotografo][/caption] 

Apenas os senadores José Pimentel (PT-CE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Reguffe (s/partido-DF) compareceram às 65 sessões deliberativas ordinárias realizadas no Senado em 2017. É o segundo ano consecutivo em que Reguffe comparece a todas as sessões deliberativas ordinárias. Atualizado periodicamente, o levantamento de assiduidade parlamentar realizado pelo Congresso em Foco há quase 15 anos analisou todas as sessões deliberativas ordinárias entre fevereiro e novembro deste ano. Até o fechamento deste texto, o Senado ainda não havia disponibilizado as justificativas de faltas relativas ao mês de dezembro.

<< Confira aqui a relação de assiduidade dos senadores em 2017

<< Jader Barbalho foi o senador que mais faltou em 2017

O ano legislativo no Congresso foi marcado por denúncias contra o presidente Michel Temer e pela pressão da base de sustentação do governo por cargos e liberação de emendas, que ditou um ritmo mais arrastado no segundo semestre.

Apesar de não ter enfrentado a análise das denúncias contra Temer, pois essa é uma atribuição exclusiva da Câmara, o Senado presidido por Eunício Oliveira (PMDB-CE) perdeu protagonismo, passou os últimos meses de 2017 no mesmo compasso da Câmara e teve de lidar com seu próprio imbróglio jurídico, envolvendo dois afastamentos de Aécio Neves (PSDB-MG), alvo da Operação Lava Jato e um dos campeões de inquéritos no Supremo Tribunal Federal.

O índice de presença entre os senadores foi alto em 2017. Quase metade deles (49 entre os 87 titulares e suplentes que exerceram mandato em algum momento do ano) compareceu a pelo menos 90% de todas as sessões. Entre eles está Fernando Collor (PTC-AL), que no ano passado foi o senador mais faltoso. Em 2017, as seis ausências do senador foram justificadas em atividades parlamentares (4) e missões sem ônus para o Senado (2). Seis senadores tiveram apenas uma ausência.

"Dança das cadeiras"

Além de Pimentel, Randolfe e Reguffe, cinco senadores também conseguiram marcar 100% de presença no período, mas exerceram o mandato por, no máximo, cinco sessões este ano. É o caso da "dança das cadeiras" entre os tucanos de São Paulo, Aloysio Nunes, José Serra e José Aníbal.

Aloysio tem cinco presenças por ter se licenciado do mandato ao ser escolhido por Temer para assumir assumir o ministério das Relações Exteriores no lugar de José Serra, alvejado pela denúncia de que recebeu R$ 23 milhões em caixa dois. Serra, por sua vez, voltou ao cargo e fez Aníbal, também com cinco presenças, voltar à suplência da cadeira. Serra compareceu a 55 das 60 sessões em que houve convocação de votação com registro de presença, anotando cinco ausência justificadas.

Elder Batalha (PSB-SE) e Sérgio de Castro (PDT-ES) assumiram as vagas de Antônio Carlos Valadares (PSB) e Ricardo Ferraço (PSDB), respectivamente. Ambos tiraram licenças superiores a 120 dias, que implicam a posse do suplente. Já Walter Pinheiro (s/partido-BA) reassumiu sua cadeira após pedir exoneração da Secretaria de Educação da Bahia para participar das elaborações e votações das emendas parlamentares ao Orçamento para o ano que vem.

<< Leia mais sobre assiduidade parlamentar

<< Senadores se unem a deputados e enforcam semana de feriado; folga custa mais de R$ 100 milhões ao país
<< Só um senador foi a todas as sessões de 2016; veja o ranking da assiduidade no Senado
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures Senado STF Walter Pinheiro Randolfe Rodrigues Eunício Oliveira Aécio Neves josé serra Reguffe Fernando Collor Antônio Carlos Valadares Michel Temer supremo tribunal federal Ricardo Ferraço assiduidade aloysio nunes josé pimentel assiduidade parlamentar josé aníbal assiduidade dos parlamentares Legislativo em crise presença em plenário Elder Batalha Sérgio de Castro

Temas

Reportagem Congresso

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Com deputado expulso do PL, Mesa Diretora pode mudar de formação

Câmara dos Deputados

Quem é Antônio Carlos Rodrigues, expulso do PL por defender Moraes

Câmara dos Deputados

Saiba quais deputados mais apresentaram projetos de lei em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES