Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Saúde Materna
Congresso em Foco
28/10/2025 18:37
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), o projeto de lei 2.112/2024, que institui um programa voltado à redução da mortalidade materna no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta, de autoria da deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE), segue agora para análise do Senado Federal.
Por recomendação da relatora, deputada Lenir de Assis (PT-PR), foi aprovado o substitutivo da Comissão de Saúde, que mantém os objetivos do texto original. Segundo Lenir, a proposta "reafirma e orienta medidas previstas na legislação, sem impor encargos adicionais ou aumento de despesa pública".
Na justificativa que acompanha o projeto, Maria Arraes destacou que a redução da taxa de mortalidade materna depende de "acesso à informação e a um atendimento de qualidade e em tempo hábil".
O texto aprovado determina que as áreas técnicas do SUS deverão elaborar e atualizar protocolos específicos para combater as principais causas de morte materna e doenças relacionadas à gestação e ao parto. Entre as ações previstas estão:
As ações serão implementadas por meio de pactos entre os governos federal, estaduais e municipais, no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do SUS.
O projeto também define princípios para a atenção à saúde materna, como a atualização constante de protocolos clínicos com base em evidências científicas, a humanização do parto e a promoção de ações educativas sobre direitos da gestante no pré-natal, parto e puerpério (período pós-parto).
Outra medida prevista é o compartilhamento de conhecimento entre especialistas e equipes da atenção básica, visando qualificar o cuidado prestado.
O substitutivo institui ainda a Semana Nacional de Conscientização sobre a Redução da Morbimortalidade Materna, a ser celebrada anualmente entre 21 e 28 de maio. Durante o período, poderão ser realizadas campanhas educativas sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento obstétrico qualificado e do acesso aos serviços de saúde materna, além de ações de divulgação de boas práticas clínicas e humanizadas e de monitoramento de indicadores de saúde materna.
Tags
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil
TENTATIVA DE GOLPE
Entenda em 10 pontos o recurso de Bolsonaro contra a condenação no STF
SEGURANÇA PÚBLICA
Três Poderes se movem contra o crime organizado após operação no Rio