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Como proteger o adolescente das armadilhas digitais

É importante adotar uma abordagem de segurança digital que considere a idade e o desenvolvimento dos adolescentes, de modo a protegê-los

Beth Veloso

Beth Veloso

11/9/2024 9:04

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Foto: Thânia Rego/ABr

Foto: Thânia Rego/ABr
Os adolescentes estão em um momento importante de suas vidas, ainda em fase de desenvolvimento de valores éticos e com uma capacidade de empatia que nem sempre está totalmente formada. Isso pode gerar situações de risco, especialmente no ambiente virtual. Eu conversei com a hebiatra, Jadi Pedrosa (1), que no Piauí e na Bahia acompanha atentamente a saúde dessa faixa de idade e a nova ciência da saúde digital. Jadi, além de pediatra especialista em adolescentes, é também conselheira de segurança da Plataforma Tik Tok no Brasil. Ela conta porque esse debate é tão importante e urgente. "Apesar de terem recebido orientações sociais, escolares e familiares, os adolescentes ainda estão em fase de construção de seus valores éticos. Uma característica não muito presente nessa fase é a empatia. Dependendo do que é oferecido a eles no ambiente virtual, e considerando que essa baixa capacidade de empatia está ligada ao neurodesenvolvimento ainda em curso, cria-se um espaço de riscos. Por isso, sempre ressalto que eles precisam ter supervisão responsável, mesmo que já sejam mais velhos, porque seu senso crítico é limitado. As redes sociais e a internet podem, muitas vezes, representar grandes armadilhas para eles."  O que vemos aqui é uma combinação a necessidade de trabalhar a empatia e exposição ao ambiente virtual sem a devida supervisão. Como evitar que essas "armadilhas", como redes sociais e outros espaços digitais, prejudiquem o desenvolvimento saudável dos nossos jovens? É preciso buscar uma solução abrangente, que faça um diagnóstico profundo e envolve diversos atores sociais, políticos, governamentais e a sociedade. Outro tema que preocupa é a forma como os adolescentes constroem sua autoimagem, especialmente em um ambiente repleto de filtros e padrões de beleza inatingíveis. Essa pressão digital tem causado problemas graves, como dismorfia corporal e até transtornos alimentares, como destaca Jadi Pedrosa. "Outro ponto problemático é a construção da autoimagem. É notório que, com essa nova forma de existir nas trocas digitais, a busca por procedimentos estéticos aumentou significativamente. O adolescente precisa ser protegido de tantos filtros e representações estéticas irreais, que acabam impactando negativamente sua autoimagem. Isso aumenta o risco de desenvolver dismorfia corporal, que pode evoluir para transtornos alimentares, uma preocupação recorrente para quem trabalha com saúde mental." A pressão por um corpo ideal e o uso indiscriminado de filtros podem ter consequências sérias. Como enfrentar essa questão da saúde mental dos adolescentes." As redes digitais não apenas impactam a autoimagem, mas também podem se tornar um campo fértil para o aliciamento de jovens por grupos extremistas. Um exemplo preocupante foi o caso de um adolescente recrutado por neonazistas através de um jogo online, como explica Jadi.  "Houve um caso em que os pais foram chamados pela escola porque o filho e outros alunos estavam fazendo comentários racistas. Ao fiscalizarem e retirarem o celular do adolescente, os pais descobriram que ele estava participando de grupos neonazistas, e que isso começou através de um jogo. Existem estudos sobre essas estruturas, onde grupos específicos sabem quais espaços frequentar e quais faixas etárias são mais vulneráveis, geralmente entre 10 e 14 anos. Esse adolescente, que era considerado 'nerd', acabou entrando nesse grupo e se tornando parte de uma célula neonazista." É importante adotar uma abordagem de segurança digital que considere a idade e o desenvolvimento dos adolescentes, de modo a proteger seu bem-estar nas redes, segundo Jadi Pedrosa. Esse é o trabalho que desempenha como conselheira do Tik Tok. "As pessoas me perguntam o que eu faço. Minha função é problematizar e propor estratégias de segurança. Trouxemos uma categorização etária, que reflete nas ferramentas utilizadas. Reconhecemos que um adolescente é diferente de um adulto, e por isso limitamos certas ferramentas que podem prejudicar seu bem-estar. O pensamento precisa ser coletivo, assim como a responsabilidade. A partir dessa clarificação, podemos estabelecer limites mais seguros para os adolescentes, de segurança ampliada." Hoje discutimos os desafios do uso da tecnologia na adolescência e os riscos que o ambiente digital pode trazer para o desenvolvimento dos jovens. O caminho para protegê-los envolve supervisão, diálogo e uma compreensão profunda das armadilhas que a internet pode esconder. Para além de punir quem produz o conteúdo, é necessário que a responsabilização seja universal. Ou seja, não apenas o produtor, mas também quem dissemina esse conteúdo - sejam as big techs ou qualquer pessoa que faça parte dessa cadeia de produção e distribuição de conteúdo falacioso, falso ou criminoso - deve ser responsabilizado. Isso inclui plataformas que permitem a circulação desse tipo de material, já que têm papel ativo na amplificação e perpetuação da desinformação e crimes digitais. O tempo de tela também é importante. Conteúdo virtual é um risco real. Vivemos uma revolução, é preciso sair do entusiasmo e reconhecer os problemas, para buscar as soluções.
  • https://www.instagram.com/jadi.pedrosa.hebiatra/reels/
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