Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 109, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":109}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 109
22/7/2025 8:37
"A incomunicabilidade exclui a publicidade e a defesa. Logo, condenar um preso ao segredo é adiar-lhe a formação da culpa."
Cortina de fumaça?
A bravata diplomática de Donald Trump com o Brasil acontece em meio a uma crise interna que abala diretamente a relação entre seu governo e o eleitorado radical. Controvérsias envolvendo o inquérito policial que apurou os crimes do empresário Jeffrey Epstein, coletânea de documentos que ficou conhecida como "Epstein files", colocam o republicano na mira de seus antigos aliados, podendo desencadear o derretimento de seu governo nas eleições parlamentares de 2026. Entenda a crise doméstica que assombra Donald Trump. (Clique aqui)
Lobo solitário
Luiz Fux foi o único ministro da 1ª Turma a votar contra as cautelares impostas por Alexandre de Moraes a Jair Bolsonaro, por entender que faltam fundamentos concretos e que as medidas são desproporcionais. Com maioria de 4 a 1, o colegiado manteve as restrições. (Clique aqui)
Tic-Tac
A defesa de Jair Bolsonaro tem até a noite desta terça-feira para explicar ao STF por que o ex-presidente apareceu em vídeos divulgados nas redes sociais exibindo sua tornozeleira eletrônica, atitude proibida pelas medidas cautelares e que pode o levar à prisão. (Clique aqui)
Duplamente proibido
A cobrança acima foi motivada por despacho do ministro Alexandre de Moraes, publicado horas antes, reforçando que Bolsonaro está proibido de utilizar redes sociais, tanto diretamente quanto por terceiros, o que inclui lives, áudios e gravações compartilhadas por aliados. (Clique aqui)
Livrai-nos da condenação
Antes de reunião do PL no Congresso, Jair Bolsonaro se reuniu com aliados para fazer uma oração. O gesto antecedeu a definição da nova estratégia da oposição. (Clique aqui)
Impeachment no foco
A reunião do PL terminou com a definição das prioridades para o semestre: anistia na Câmara e foco no impeachment de Alexandre de Moraes no Senado. (Clique aqui)
Material irrelevante
A perícia da Polícia Federal considerou "irrelevante" o conteúdo do pen drive apreendido na casa de Bolsonaro. O ex-presidente havia negado conhecimento do dispositivo, encontrado no banheiro. (Clique aqui)
Sem folga
Mesmo durante o recesso, duas comissões da Câmara, presididas por parlamentares do PL, agendaram reuniões para deliberar sobre moções de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. (Clique aqui)
Cenário do terrorismo
Durante live no domingo, Eduardo Bolsonaro chamou atenção pelo cenário: bandeiras, esculturas, bonés e símbolos que reforçam a retórica radical. O Congresso em Foco fez um raio-X dos objetos. (Clique aqui)
Informações privilegiadas
A AGU pediu ao STF a abertura de investigação sobre possível uso de informações privilegiadas no mercado cambial após operações suspeitas ligadas ao anúncio das tarifas dos EUA contra o Brasil. (Clique aqui)
Resposta legislativa
Em reação ao tarifaço articulado por Eduardo Bolsonaro e Trump, o deputado Henrique Vieira (Psol-RJ) apresentou projeto que criminaliza ações internacionais que provoquem sanções contra a economia brasileira. (Clique aqui)
Soltando o verbo
O ex-ministro Celso de Mello condenou a decisão de Trump de cancelar os vistos de ministros do STF. Chamou a justificativa do presidente dos EUA de "falso pretexto" e "destituída de veracidade". (Clique aqui)
Tiro pela culatra
O Washington Post afirmou que o tarifaço de Trump contra o Brasil saiu pela culatra, ao acabar fortalecendo politicamente Lula e isolando ainda mais Bolsonaro. (Clique aqui)
Idade da pedra
Fernando Haddad ironizou as críticas americanas ao Pix, comparando a insatisfação dos EUA à defesa do telefone fixo "em detrimento do celular". (Clique aqui)
Audiências rolando
STF iniciou ontem as oitivas das testemunhas de defesa do Núcleo 3 da ação sobre a tentativa de golpe, enquanto seguem paralelamente os depoimentos do Núcleo 2, ambos até amanhã. (Clique aqui)
Agora o Prêmio Congresso em Foco também recebe os votos no WhatsApp. É só clicar no link e seguir as instruções. Preparamos um passo a passo para você poder votar e ajudar a valorizar a atuação parlamentar de qualidade. (Clique aqui)
Sem sigilo
Deputado propõe que parlamentares tenham acesso a documentos sigilosos no exercício da função fiscalizatória, mediante requerimento e sob dever de confidencialidade. A proposta também permite contestar classificações de sigilo consideradas excessivas. (Clique aqui)
Ação na Justiça
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) acionou a Justiça contra a influenciadora digital Antonia Fontenelle por injúria racial e transfobia. A ação foi motivada por um vídeo publicado pela influenciadora, com ataques à aparência e à identidade de gênero da parlamentar. (Clique aqui)
Queda em câmera lenta
O mercado diminuiu a previsão para a inflação em 2025 pela oitava semana seguida. Agora, o esperado é que o IPCA fique em 5,10%. (Clique aqui)
Solo estratégico
Deputado Arnaldo Jardim defende marco para mineração sustentável e papel do país na transição energética global. (Clique aqui)
Vem pro grupo!
Quer receber as principais notícias direto no seu celular, com agilidade, curadoria e zero fake news? Então entra na nossa comunidade do WhatsApp! Aqui, o debate é sério, a informação é quente e você fica sempre um passo à frente. (Clique aqui)
Informativo nº 108
Informativo nº 107
Informativo nº 106
Informativo nº 105
Informativo nº 104