Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 111, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":111}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 111
24/7/2025 7:45
"Dar aos que merecem, ou não merecem, é dar; dar só aos que merecem, é premiar."
And the Oscar goes to...
Está no ar, desde ontem à tarde, a terceira e última parcial do Prêmio Congresso em Foco 2025, o Oscar da Política. Veja como estava naquele momento a votação popular que escolherá os parlamentares mais bem avaliados do país. (Clique aqui)
"Clube da Luta"
O volume de votos recebidos em um único dia tem se mostrado decisivo para o resultado do Prêmio. Com a reta final da votação popular, basta uma mobilização pontual para que parlamentares mudem drasticamente de posição no ranking. É a prova de que, mesmo nos últimos dias, tudo pode mudar e que o engajamento da base eleitoral faz toda a diferença. É hora da boca de urna.
"Até o último homem"
Falta pouco: a votação popular vai até o dia 30. Para votar pelo site acesse premio.congressoemfoco.com.br. Para votar pelo WhatsApp, clique aqui.
Bolsonaro é investigado por suposto atentado à soberania nacional, crime incluído no Código Penal por lei que ele mesmo sancionou. A acusação embasa medidas cautelares impostas pelo STF, como uso de tornozeleira eletrônica. (Clique aqui)
"Perdido em Marte"
Com Bolsonaro encurralado pela Justiça, a família que antes operava em bloco político agora se encontra dispersa geograficamente: Flávio voltou às pressas da Europa, Eduardo estica a temporada nos EUA, Carlos se mostra só nas redes e Jair Renan ressurgiu discretamente em Brasília. Jair, por seu turno, albergado em sua casa. E ai dele... (Clique aqui)
"Feitiço do tempo"
Flávio Bolsonaro protocolou mais um pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes, o 29º na fila. Depois de ser criticado pela viagem à Europa enquanto o pai estava na fogueira, o senador voltou de viagem e tentou uma cortina de fumaça que só repete um disco já riscado. (Clique aqui)
"Era uma vez Brasília"
Hoje vice-líder do governo Lula, Jorge Kajuru já foi autor de duas representações contra Alexandre de Moraes, ambas de 2021, quando ainda era oposição. (Clique aqui)
"Os Sete Samurais"
Sete partidos brasileiros divulgaram nota de apoio ao STF e repudiaram as sanções impostas pelos EUA. (Clique aqui)
"Titanic"
À medida que se aproxima a hora "T", das tarifas Trump, cresce o desconforto no mundo político com o clã Bolsonaro. A debandada é visível: apoiadores, antes firmes no convés, agora evitam se agarrar ao que mais parece um navio rumo ao iceberg. Ninguém quer ficar tocando violino enquanto a água sobe. O barco, ninguém duvide, vai soçobrar.
"Questão de honra"
Políticos, Intelectuais, acadêmicos, estudiosos e entidades da sociedade civil organizam um ato público em defesa da soberania nacional. A mobilização acontece nesta sexta-feira (25), às 11h, na Faculdade de Direito da USP. A participação é aberta ao público. E a adesão aos princípios do movimento pode ser feito pelo site: www.soberanianacional.com.br
"A Origem"
Tabata Amaral afirmou que a ofensiva contra o Pix faz parte de uma trama política e econômica internacional envolvendo interesses de big techs, Donald Trump e Jair Bolsonaro. Segundo a deputada, o avanço do Pix ameaça empresas dos EUA e serve de pretexto para sanções contra o Brasil. (Clique aqui)
"O Grande Hotel Budapeste"
Em discurso na OMC, o embaixador Philip Gough criticou tarifas "arbitrárias" que ameaçam a estabilidade global e defendeu o multilateralismo. (Clique aqui)
"Queime depois de ler"
Presidente da Apex diz que tarifa dos EUA não tem base comercial, mas sim ação coordenada por aliados de Bolsonaro para sabotar empresas e a agricultura familiar. (Clique aqui)
"O Preço do Amanhã"
Com EUA taxando exportações, a deputada Daniela Reinehr quer barrar isenção de alimentos importados para proteger mercado interno e empregos. (Clique aqui)
"O Informante"
Segundo o Wall Street Journal, Donald Trump foi informado em maio de que seu nome aparecia diversas vezes nos documentos do Departamento de Justiça sobre Jeffrey Epstein. A reunião com a procuradora-geral Pamela Bondi ocorreu semanas antes da decisão de não divulgar os arquivos. (Clique aqui)
"Tempos Modernos"
O presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou que o PLP 152/2025, que regula o trabalho por aplicativo, busca segurança, direitos e oportunidades para os profissionais do setor. A proposta será analisada por comissão especial recém-criada. (Clique aqui)
"Estrelas além do tempo"
Lula sancionou lei que reserva 30% de vagas para mulheres em conselhos de estatais. A aplicação será gradual ao longo das três primeiras eleições após a norma entrar em vigor. (Clique aqui)
A bancada da educação quer garantir que o piso salarial do magistério valha também para professores temporários. Em manifestação ao STF, o grupo lembra que mais da metade dos docentes são temporários. (Clique aqui)
Sem brechas
Proposta do deputado Duda Ramos prevê que agente público perca o cargo automaticamente ao ser condenado por corrupção ou fraude. Nada de PAD ou decisão extra. (Clique aqui)
Pix das big techs
Guilherme Boulos quer que as big techs paguem uma nova taxa digital e ainda devolvam parte aos brasileiros via transferência direta, chamada de "Pix das big techs". (Clique aqui)
Devolução
Começa hoje a devolução dos descontos indevidos feitos por entidades associativas em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS que aderiram ao acordo até o dia 21. O reembolso será creditado na conta do benefício, por ordem de adesão. (Clique aqui)
Torniquete judicial
Para o advogado Marcelo Aith, as novas restrições a Bolsonaro têm base jurídica sólida: há indícios de extorsão contra o STF e atentado à soberania. (Clique aqui)
700 mil silêncios
Jornalista Heitor Peixoto reflete sobre a inversão de valores: quem impôs dor à nação ainda tem voz, enquanto milhares de vítimas seguem silenciadas. (Clique aqui)
Premiação
Advogado Fernando Capano alerta que política da prefeitura de SP de pagar até R$ 1 mil por moto recuperada pode transformar a segurança pública da cidade em balcão de negócios. (Clique aqui)
Vem pro grupo!
Quer receber as principais notícias direto no seu celular, com agilidade, curadoria e zero fake news? Então entra na nossa comunidade do WhatsApp! Aqui, o debate é sério, a informação é quente e você fica sempre um passo à frente. (Clique aqui)
Informativo nº 112
Informativo nº 110
Informativo nº 109
Informativo nº 108
Informativo nº 107