Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Proteção
Congresso em Foco
22/5/2025 14:51
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto que proíbe a aplicação de multas por perturbação do sossego a moradores com deficiência, quando os ruídos estiverem ligados à sua condição.
A proposta altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência e obriga os condomínios a assegurarem tratamento adequado às necessidades dos moradores, equilibrando o direito à moradia e à convivência harmônica.
O relator do texto, deputado Duarte Jr (PSB-MA), ampliou o alcance do projeto de lei 5576/2023, originalmente apresentado por Romero Rodrigues (Podemos-PB). A proposta, que tratava apenas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi estendida a outras deficiências com características semelhantes.
Segundo Duarte Jr, o projeto contempla também casos de paralisia cerebral, distúrbios neurológicos, síndromes com comportamentos atípicos e condições relacionadas à inquietação, impulsividade e dificuldade de atenção.
O texto aprovado incorpora ainda sugestão da Comissão de Desenvolvimento Urbano, que reforça no Código Civil a proibição da aplicação de penalidades por comportamento antissocial em casos semelhantes ao TEA.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, seguirá para o Senado.
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Dimas Gadelha debocha de acampamento no STF e anuncia "jejum seco"
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta explica benefícios do projeto de trabalho por aplicativo
Câmara dos Deputados
Kim Kataguiri propõe penas mais duras para perturbação do sossego
Câmara dos Deputados
Veja quem foram os deputados que mais gastaram cota parlamentar no ano
OSCAR DA POLÍTICA
Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe