Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Haddad critica lobby no Congresso: "Quer defender bet? Vem a público"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ECONOMIA

Haddad critica lobby no Congresso: "Quer defender bet? Vem a público"

Ministro da Fazenda diz que setores precisam defender seus interesses na luz do dia e reclama de quem xinga e sai correndo.

Congresso em Foco

12/6/2025 10:42

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro Fernando Haddad fez nesta quinta-feira (12) uma reclamação a respeito da ação de setores da economia no Congresso Nacional. Ao chegar no Ministério da Fazenda de manhã, Haddad disse a jornalistas que os lobbys (jargão para grupos organizados que, representando algum setor, buscam influenciar decisões políticas) precisam "vir para a luz do dia".

"Os lobbys precisam vir para a luz do dia. Quer defender bet? Quem quer defender banco, venha a público. Não tem problema. Mas tem que fazer um debate transparente, não vai se esconder. Vem a público e discute o que for"

O ministro Fernando Haddad:

O ministro Fernando Haddad: "O que eu não gosto é a pessoa xinga e sai correndo"Pedro Ladeira/Folhapress

A declaração foi feita quando o ministro explicava as medidas do governo publicadas na quarta (11) para compensar a revogação da alta do IOF. A fala aponta para duas direções:

  • Os setores bancário e das apostas online, citados pelo ministro, são dois dos afetados no pacote de medidas: além de elevar a alíquota de imposto para as bets, o governo subiu a taxação para fintechs, igualando o imposto delas com o de outras instituições financeiras. Haddad chamou estes setores para o debate, levantando a possibilidade de uma audiência pública com "bets, Fazenda, bancos, vamos discutir".
  • A declaração também se relaciona à situação desconfortável de Haddad na Câmara dos Deputados no dia anterior quando o ministro teve uma audiência tumultuada após acusar uma "molecagem" dos deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Nikolas Ferreira (PL-MG), que fizeram questionamentos críticos ao ministro e depois foram embora da sessão, sem ouvir a resposta. Hoje, Haddad fez o comentário: "O que eu não gosto é a pessoa xinga e sai correndo. Aqui não dá". Ontem, o ministro também ligou os deputados à ação de setores, dizendo que Nikolas fez "fake news de Pix com patrocínio das big techs".

Ministro se diz disponível para conversar

Na entrevista a jornalistas, Haddad disse estar "disponível" para debater o impacto com os setores afetados. Também afirmou que o governo vem enviando medidas ao Congresso "sem arrogância" e que, por isso mesmo, a gestão vem conseguindo aprovar suas pautas no Legislativo, que "consegue compreender".

O ministro da Fazenda também declarou que as medidas corrigem distorções no sistema de impostos. Disse que o setor de bets não gera empregos e que o governo Bolsonaro deixou de arrecadar cerca de R$ 40 bilhões com o jogo virtual

Sobre o setor de fintechs, questionou: "Por que que um banco do tamanho do Nubank paga menos imposto do que um banco do tamanho do Bradesco? São bancos da mesma dimensão". Explicou que está "nivelando o pagamento de tributo das instituições financeiras" e completou: "Não vejo nenhum sentido em falar disso como um aumento de tributo".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Fernando Haddad lobby bets Bancos IOF impostos

Temas

Economia Governo Congresso

LEIA MAIS

JOGO DE PERDE-PERDE

EUA perderão mais que o Brasil com tarifaço de Trump, mostra estudo

ECONOMIA

Haddad: negociações com os EUA continuarão mesmo com tarifaço em vigor

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Lula cobra respeito de Trump em entrevista ao New York Times

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

OSCAR DA POLÍTICA

Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe

2

Câmara dos Deputados

Veja quem foram os deputados que mais gastaram cota parlamentar no ano

3

RACHA INTERNO

Em novo fogo amigo, Eduardo Bolsonaro critica Nikolas Ferreira

4

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

5

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES