Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Benefícios INSS
Congresso em Foco
11/9/2025 | Atualizado às 16:11
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), conforme estabelecido pela Lei 15.201/2025, com o intuito de otimizar a análise e revisão de benefícios previdenciários e assistenciais, bem como reduzir as filas de espera para atendimento.
A referida lei, sancionada pelo residente Lula, estabelece o pagamento de valores adicionais aos servidores do INSS e peritos médicos federais em decorrência do cumprimento de metas estabelecidas no programa. A legislação tem sua origem na Medida Provisória (MP) 1.296/2025, que obteve aprovação no Senado Federal em agosto.
O programa abrange, além das revisões já previstas em lei, a análise de processos pendentes por mais de 45 dias ou com prazos judiciais expirados, bem como avaliações sociais relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Adicionalmente, o PGB engloba a realização de perícias em localidades com oferta irregular ou com agendamento superior a 30 dias.
Durante a tramitação no Congresso Nacional, a relatora, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), acolheu emendas que visam fortalecer a transparência do programa, como a publicação periódica de resultados nos portais do INSS e do Ministério da Previdência Social. O texto legal também determina a utilização de tecnologias acessíveis para facilitar a comunicação com os beneficiários.
Com duração inicial de 12 meses, o PGB poderá ser prorrogado até 31 de dezembro de 2026. Um comitê de acompanhamento, composto por representantes da Previdência, da Casa Civil, do Ministério da Gestão e do INSS, será responsável por monitorar a execução do programa.
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos