Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão vota projetos sobre educação infantil, cultura e água potável

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Educação e Cultura

Comissão vota projetos sobre educação infantil, cultura e água potável

As propostas em pauta tratam ainda de homenagens e de ações para fortalecer políticas voltadas a comunidades tradicionais.

Congresso em Foco

17/10/2025 17:15

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na próxima terça-feira (21), a Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado votará cinco proposições legislativas de grande relevância. Entre os temas a serem deliberados, destacam-se projetos que visam assegurar o acesso à água potável nas instituições de ensino, promover a expansão da educação infantil em áreas rurais e reconhecer diversas manifestações culturais.

O primeiro item da pauta é o projeto de lei 4.012/2024, que propõe alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de ampliar a oferta de educação infantil em creches e pré-escolas, com foco na zona rural. A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), relatora do texto oriundo da Câmara dos Deputados, manifestou-se favoravelmente à aprovação da matéria.

Um dos projetos em pauta busca ampliar a oferta de creches.

Um dos projetos em pauta busca ampliar a oferta de creches.Edilson Rodrigues/Agência Senado

Na sequência, os senadores examinarão o projeto de lei 5.696/2023, também originário da Câmara dos Deputados, que visa garantir o acesso à água potável nas instituições de ensino. O projeto já foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente (CMA) com emendas de redação e conta com parecer favorável do relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), na Comissão de Educação.

Outro ponto da pauta é o projeto de lei 3.519/2020, de autoria do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), que propõe a designação do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) como Hospital Universitário Dr. Papaléo Paes. O senador Confúcio Moura (MDB-RO), relator da matéria, recomendou a aprovação da proposta.

A comissão também se debruçará sobre o projeto de lei 4.354/2025, de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que busca reconhecer o Festival de Cirandas de Manacapuru (AM) como manifestação da cultura nacional. O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), relator, apresentou um substitutivo ao texto original.

Encerrando a pauta, a comissão analisará o REQ 45/2025, de autoria da senadora Augusta Brito (PT-CE), que propõe a realização de uma audiência pública para debater o fortalecimento da Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros e de Matriz Africana. A proposta sugere a participação de representantes do Ministério da Igualdade Racial, do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Fonsanpotma) e de redes e organizações do movimento afro-brasileiro.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Plínio Valério Professora Dorinha Seabra Astronauta Marcos Pontes Alessandro Vieira povos tradicionais água potável Augusta Brito Confúcio Moura Davi Alcolumbre educação Senado cultura

Temas

Congresso

LEIA MAIS

ECONOMIA

Comissão Mista confirma votação da LDO na terça-feira

Proteção de Dados

Comissão aprova projeto que fortalece a proteção de dados do usuário

Direitos trabalhistas

Deputados propõem piso salarial para policiais e bombeiros

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

LIBERDADE DE IMPRENSA

Jornalistas abandonam o Pentágono em protesto por restrição à imprensa

2

TRANSPORTE AÉREO

Motta pauta urgência da proibição de cobranças por mala de mão em voos

3

Direitos Ambientais

Câmara aprova "ECA Ambiental" para integrar infância e natureza

4

CPMI do INSS

CPMI ouve assessor da Conafer sobre fraudes no INSS

5

DIREITOS HUMANOS

Em menos de 4 minutos, CDH aprova proibição do aborto na 22ª semana

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES