Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 112, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":112}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 112
25/7/2025 8:50
"Com comendas e bolos se enganam os tolos."
Tiro no pé
Um estudo da Consultoria Legislativa do Senado, com base em dados do Departamento do Censo dos EUA, aponta que Flórida, Texas e Califórnia serão os Estados mais impactados pelas tarifas impostas por Donald Trump às importações brasileiras. Curiosamente, dois deles - Texas e Flórida - são governados por republicanos alinhados ao ex-presidente, com maioria trumpista em seus parlamentos. (Clique aqui)
Ofensiva
A lista de autoridades americanas a se pronunciar contra Alexandre de Moraes conta agora com o subsecretário de Estado para Diplomacia Pública e Assuntos Públicos, Darren Beattie. Em seu perfil no X, ele acusou o ministro de ser o "coração pulsante" de uma perseguição ao ex-presidente. Sua declaração foi replicada pela embaixada dos EUA no Brasil. (Clique aqui)
Afiado
Em cerimônia ontem, o presidente Lula não poupou nas críticas aos seus recentes, e antigos, desafetos: Trump, Jair e Eduardo Bolsonaro. Confira as principais falas.
Para Lula, Bolsonaro "fugiu como um rato" ao final do mandato como presidente. (Clique aqui)
Lula sobre reclusão de Bolsonaro após eleições: "nem sei como que aquele cara chegou a ser Tenente do Exército, porque se borrou todo". (Clique aqui)
"Se Trump tiver trucando, vai tomar um seis", disse Lula ao enfatizar que está aberto a negociações, não a pressões. (Clique aqui)
Lula chamou Eduardo Bolsonaro de "moleque irresponsável" ao criticar sua atuação nos EUA em defesa do pai e o abandono das funções parlamentares. (Clique aqui)
"Aqui ninguém põe a mão", afirmou Lula em resposta ao interesse internacional por petróleo, ouro e minerais estratégicos. (Clique aqui)
Sem spoiler
Fernando Haddad confirmou que o governo prepara um plano de contingência para enfrentar o tarifaço de Trump, mas avisou: os detalhes só na semana que vem. (Clique aqui)
Aliança em crise
Eduardo Bolsonaro voltou a criticar o governador Tarcísio de Freitas nas redes sociais, atacando a escolha do deputado estadual Guto Zacarias, do MBL, como vice-líder de seu governo na Alesp. (Clique aqui)
Sem prisão
Alexandre de Moraes decidiu não prender Jair Bolsonaro por violar medidas cautelares, após o ex-presidente dar declarações no Congresso, que acabaram nas redes do filho Eduardo. O ministro reconheceu o descumprimento, mas considerou o episódio uma "irregularidade isolada" e advertiu que novo descumprimento pode ocasionar prisão preventiva imediata. (Clique aqui)
Entrevistas permitidas
Na decisão, Moraes também afirmou que Jair Bolsonaro não está proibido de conceder entrevistas, desde que não atrapalhe o andamento da ação que responde. (Clique aqui)
Xiii...
Mesmo após Moraes descartar a prisão de Bolsonaro, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, atacou o ministro o chamando de "psicopata de toga" e "tirano disfarçado de juiz". (Clique aqui)
Entre lágrimas
Jair Bolsonaro foi flagrado chorando durante culto evangélico, em Brasília, na mesma tarde em que o ministro Alexandre de Moraes descartou sua prisão preventiva. Resta saber se foi de tristeza, ou alegria. (Clique aqui)
Agosto de sabatinas
Com o retorno do recesso em agosto, o Senado vai encarar um esforço concentrado: analisar 39 indicações para cargos estratégicos em agências, tribunais e conselhos. A disputa por cadeiras já começou nos bastidores, com direito a trocas, recuos e disputas entre autoridades. (Clique aqui)
Reforma
Sancionada por Lula, nova lei permite ao STJ converter cargos vagos de técnico em vagas de analista judiciário sem custo adicional. A troca melhora o aproveitamento do concurso em vigor e reforça o quadro técnico do tribunal. (Clique aqui)
No banco dos réus
O STF ouviu ontem os réus dos Núcleos 2 e 4 da tentativa de golpe. Entre os acusados, ex-assessores de Bolsonaro, militares da reserva, delegados e o autor da famigerada minuta do golpe, Filipe Martins. (Clique aqui)
Fazendo história
Faltando seis dias para o encerramento da votação, o Prêmio Congresso em Foco 2025 ultrapassou - com folga - a marca de 1 milhão de votos. Só em um único dia, foram registrados cerca de 400 mil votos, demonstrando o alto engajamento do público nesta reta final. A votação segue até 30 de julho!
Não diga que não avisamos
No informativo de ontem, o recado foi dado: no Prêmio Congresso em Foco, um único dia pode mudar tudo. A votação está a todo vapor, e ainda dá tempo de mexer no jogo.
Quer votar?
Para votar pelo site acesse premiocongressoemfoco.com.br. Para votar pelo WhatsApp, clique aqui.
Foi sancionada lei que reconhece a fibromialgia como uma forma de deficiência, garantindo o acesso de vítimas da doença a programas sociais. (Clique aqui)
Cuidado
Novo decreto regulamenta a Política Nacional de Cuidados, reconhecendo o cuidado como direito universal e essencial ao bem-estar e à estrutura social e econômica. (Clique aqui)
Inclusão
A Lei de Cotas completou ontem 34 anos, com mais de 63 mil contratações de pessoas com deficiência no primeiro semestre de 2025, segundo dados do MTE. A norma é considerada um dos principais instrumentos de inclusão no mercado formal. (Clique aqui)
Vazamento de dados
O Banco Central confirmou o vazamento de dados de 11 milhões de pessoas. Foram expostos nomes, chaves Pix, bancos, agências e contas, mas sem dados sensíveis como senhas e transações. A PF foi acionada e, apesar do susto, o sistema já voltou ao ar. (Clique aqui)
Vem pro grupo!
Quer receber as principais notícias direto no seu celular, com agilidade, curadoria e zero fake news? Então entra na nossa comunidade do WhatsApp! Aqui, o debate é sério, a informação é quente e você fica sempre um passo à frente. (Clique aqui)
Informativo nº 111
Informativo nº 110
Informativo nº 109
Informativo nº 108
Informativo nº 107