Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DIREITOS HUMANOS
Congresso em Foco
15/10/2025 10:38
A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (14), o projeto de lei 6.234/2023, que estabelece prioridade na investigação e julgamento de crimes contra a vida de crianças e adolescentes, como homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, inclusive quando apenas tentados. O texto, de autoria do Poder Executivo, segue agora para o Senado.
A medida altera a Lei 13.431/2017, que organiza o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A partir da aprovação definitiva, inquéritos e processos penais relacionados a esses crimes terão tramitação prioritária em todas as instâncias judiciais.
Os documentos e processos deverão conter a identificação: "Prioridade - Vítima criança ou adolescente".
Essa marcação valerá tanto para os inquéritos policiais e diligências (como coleta de provas e depoimentos) quanto para processos judiciais, assegurando agilidade nas investigações e decisões. A proposta foi relatada pelo deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA).
Garantias às vítimas e familiares
O texto prevê que, durante o inquérito, sejam assegurados:
Transparência e acesso à Justiça
Inspirado em diretrizes da Corte Interamericana de Direitos Humanos, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto garante que vítimas e familiares tenham acesso aos elementos de prova reunidos na investigação, reforçando o direito à Justiça e à imparcialidade.
Nos atos processuais e em ações de indenização por danos morais, as vítimas ou seus familiares deverão estar acompanhados por advogado ou defensor público.
Política de segurança e monitoramento
O texto também altera a Lei 13.675/2018, que criou a Política Nacional de Segurança Pública, para incluir dois novos objetivos:
Além disso, o projeto determina que a União crie um sistema unificado de monitoramento das mortes violentas intencionais contra crianças e adolescentes, integrando dados de inquéritos e processos judiciais em todo o país.
Pauta de proteção à infância
A aprovação do PL 6234/23 fez parte de uma pauta temática votada pela Câmara em 14 de outubro, voltada à infância e juventude. Veja a lista dos projetos aprovados pela Câmara nessa terça-feira.
LEIA MAIS
Direitos humanos
ORÇAMENTO PÚBLICO
Congresso aprova 8,6 mil vagas no MEC e reajuste para policiais do DF
OPERAÇÃO FAKE ROAD
Segurança Pública
Relatório da PEC da Segurança será apresentado a líderes na terça