Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DIREITOS HUMANOS
Congresso em Foco
15/10/2025 10:38
A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (14), o projeto de lei 6.234/2023, que estabelece prioridade na investigação e julgamento de crimes contra a vida de crianças e adolescentes, como homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, inclusive quando apenas tentados. O texto, de autoria do Poder Executivo, segue agora para o Senado.
A medida altera a Lei 13.431/2017, que organiza o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A partir da aprovação definitiva, inquéritos e processos penais relacionados a esses crimes terão tramitação prioritária em todas as instâncias judiciais.
Os documentos e processos deverão conter a identificação: "Prioridade - Vítima criança ou adolescente".
Essa marcação valerá tanto para os inquéritos policiais e diligências (como coleta de provas e depoimentos) quanto para processos judiciais, assegurando agilidade nas investigações e decisões. A proposta foi relatada pelo deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA).
Garantias às vítimas e familiares
O texto prevê que, durante o inquérito, sejam assegurados:
Transparência e acesso à Justiça
Inspirado em diretrizes da Corte Interamericana de Direitos Humanos, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto garante que vítimas e familiares tenham acesso aos elementos de prova reunidos na investigação, reforçando o direito à Justiça e à imparcialidade.
Nos atos processuais e em ações de indenização por danos morais, as vítimas ou seus familiares deverão estar acompanhados por advogado ou defensor público.
Política de segurança e monitoramento
O texto também altera a Lei 13.675/2018, que criou a Política Nacional de Segurança Pública, para incluir dois novos objetivos:
Além disso, o projeto determina que a União crie um sistema unificado de monitoramento das mortes violentas intencionais contra crianças e adolescentes, integrando dados de inquéritos e processos judiciais em todo o país.
Pauta de proteção à infância
A aprovação do PL 6234/23 fez parte de uma pauta temática votada pela Câmara em 14 de outubro, voltada à infância e juventude. Veja a lista dos projetos aprovados pela Câmara nessa terça-feira.
LEIA MAIS
Direitos humanos
TRANSPORTE PÚBLICO
Tarifa zero cresce e já está em 170 cidades; veja o raio-X nacional
TRANSPORTE GRATUITO
Empresas apoiam tarifa zero, mas cobram fonte segura de financiamento
TRANSPORTE GRATUITO
Apagão de dados dificulta cálculo do custo da Tarifa Zero no Brasil
Valorização profissional
Congresso debate jornada máxima e piso salarial para nutricionistas