Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Gaspar critica acesso antecipado de bancos a dados de aposentados

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPMI DO INSS

Gaspar critica acesso antecipado de bancos a dados de aposentados

Relator questionou fluxo de informações e surpresa de segurados ao serem avisados por instituições financeiras sobre suas aposentadorias.

Congresso em Foco

5/2/2026 17:44

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta quinta-feira (5), durante oitiva do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, na CPMI do INSS, o relator Alfredo Gaspar (União-AL) chamou atenção para a forma como aposentadorias são comunicadas no Brasil.

Segundo o deputado, quem primeiro informa o cidadão de que ele se aposentou não é o INSS nem o órgão em que trabalhou, mas as instituições financeiras. Para Gaspar, o fato levanta questionamentos sobre o fluxo de informações e o acesso antecipado dos bancos.

"Sabe hoje no Brasil quem primeiro informa o aposentado que ele está aposentado? Vou dar quatro alternativas: a repartição em que ele trabalha, o INSS, o vizinho ou os bancos. Os bancos. Eles sabem primeiro do que todo mundo que a pessoa está aposentada."

Gaspar ainda chamou atenção a surpresa relatada por aposentados que só tomaram conhecimento da concessão do benefício após serem procurados por bancos. "Chegou muita notícia disso aí: 'rapaz, eu nem sabia que estava aposentado, mas o banco foi quem comunicou", disse.

Votação da quebra de sigilo do Banco Master

A CPMI do INSS também adiou a votação do requerimento de quebra de sigilo bancário do Banco Master dos últimos dez anos.

A decisão foi um consenso entre líderes da oposição e do governo, conforme declarou o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG).

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o adiamento foi concedido para que os parlamentares atualizem o período das informações solicitadas.

Vorcaro

A convocação do dono do Master, Daniel Vorcaro, foi aprovada pela CPMI em 4 de dezembro de 2025, quando o colegiado também determinou a quebra de sigilo do empresário. O depoimento aconteceria na quarta-feira (3), mas foi adiado para o dia 26.

Poucos dias depois de decretada a quebra de sigilo bancário, o ministro do STF Dias Toffoli retirou o acesso da comissão aos dados e entregou à Presidência do Senado.

Também durante a sessão desta quinta-feira (5), o presidente da CPMI afirmou que se reuniu com Toffoli para tratar da retirada de documentos sigilosos das investigações sobre o Banco Master.

Leia Mais

Toffoli tira da CPMI do INSS acesso a dados de dono do Banco Master

CPMI do INSS

A declaração foi feita no contexto das investigações da CPMI, que apura possíveis falhas no sistema de concessão de benefícios, vazamento de dados e práticas abusivas envolvendo instituições financeiras e aposentados.

A CPMI segue ouvindo autoridades e especialistas para mapear responsabilidades e propor medidas que reforcem a proteção dos dados dos segurados e a transparência na concessão de benefícios previdenciários.

Leia Mais

Toffoli devolverá documentos sigilosos à CPMI, anuncia Carlos Viana

Lula disse a Vorcaro que não teria posição política contra o Master

Bloqueio no X é motivo de discussão entre deputados na CPMI do INSS

CPMI do INSS adia votação da quebra de sigilo do Banco Master

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

CPMI do INSS Câmara Senado alfredo gaspar INSS previdência Carlos Viana Randolfe Rodrigues Daniel Vorcaro

Temas

Congresso

LEIA MAIS

SERVIÇO PÚBLICO

Flávio Dino proíbe "penduricalhos" salariais do serviço público

Cobrança de diárias

Comissão aprova projeto que regulamenta cobrança de diárias em hotéis

Congresso

CPMI do INSS adia votação da quebra de sigilo do Banco Master

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES