Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Caos na segurança pública bate à porta de Lula | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News
LEIA TAMBÉM

Lydia Medeiros

Lula e oposição tentam encontrar rumo no pós-Bolsonaro

Lydia Medeiros

Êxito da diplomacia é exemplo para Congresso

Lydia Medeiros

Novo partido amplia o racha da direita

Lydia Medeiros

Eleitor vai às urnas em 2026 cansado de guerra

Lydia Medeiros

Ataque de Lula ao Congresso pode ser tiro no pé

violência

Caos na segurança pública bate à porta de Lula

O presidente ainda acha que a segurança pública é um problema estadual, mas sabe que precisa agir, escreve Lydia Medeiros

Lydia Medeiros

Lydia Medeiros

26/10/2023 14:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA COLUNA

Segurança pública no Rio vive uma das maiores crises de sua história. Foto: PMERJ

Segurança pública no Rio vive uma das maiores crises de sua história. Foto: PMERJ
Lula anunciou que pensa em cumprir uma de suas promessas de campanha e criar o Ministério da Segurança Pública. Voltou ao assunto dez meses após a posse, na última terça-feira, dia seguinte aos ataques de milicianos, que queimaram 35 ônibus e um trem no Rio de Janeiro. Seu partido, o PT, apoia. Seu ministro da Justiça, Flávio Dino, é contra. Se for adiante, o 39º ministério corre o risco de nascer sem ter exatamente ideia do que fazer. O presidente ainda acha que a segurança pública é um problema estadual, mas sabe que precisa agir. As cenas de pessoas correndo e se atropelando para deixar os ônibus antes que pegassem fogo são eloquentes. Vão além dos tiroteios nas comunidades que parecem ter sido incorporadas à paisagem carioca. O crime no Rio mudou de patamar - assim como na Bahia, no Amazonas, em Pernambuco e outros estados. A "Cidade Maravilhosa" é apenas sua vitrine mais exuberante.  Pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira mostra que a violência é o principal problema do país para 10% dos brasileiros. "Questões sociais" preocupam 21%. Quando tiroteios fecham escolas e impedem a população de ir e vir, esses problemas se confundem e se agravam.  O senador petista Humberto Costa defendeu a nova pasta e listou providências que o governo estava tomando para enfrentar o que chamou de "espetáculo de horror" no Rio. O senador argumentou que as milícias se expandiram no Rio com "a conivência e o apoio de agentes públicos, que lhes pediam votos e influência em redutos eleitorais em troca de cobertura e proteção". O ministro Flávio Dino fora na mesma linha em audiência na Câmara: "As milícias foram incentivadas por políticos e protegidas por políticos."  Não citaram Jair Bolsonaro, mas fizeram claras referências ao ex-presidente. "Não sou amigo de miliciano, não sou vizinho de miliciano, não empreguei no meu gabinete filho de miliciano, esposa de miliciano e, portanto, não tenho nenhuma relação com o crime organizado no Rio de Janeiro", disse o ministro. "Todos sabemos que expoentes da política nacional não só blindaram publicamente e defenderam a legalização -vejam bem, a legalização - das milícias do Rio, como homenagearam com altas condecorações públicas alguns dos maiores milicianos do país, que também visitaram na cadeia, assim como empregaram em seus gabinetes, à custa do Erário, seus parentes e operadores próximos", discursou o senador. Na cena final de "Tropa de Elite 2", filme de 2010, a câmera sobrevoa a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos três Poderes. Então, na voz do ator Wagner Moura, o protagonista, "Capitão Nascimento", implacável policial, resume sua impotência diante do crime organizado: "O 'sistema' é muito maior do que eu pensava. O 'sistema' é f."
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].
Outros artigos de Lydia Medeiros
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Rio de Janeiro Segurança Pública Lula violência Flávio Dino

Temas

Governo Colunistas Coluna
COLUNAS MAIS LIDAS
1

Democracia

Prender os golpistas, sim, sem esquecer de matar a serpente do golpe

2

Crise política

A democracia ameaçada

3

Educação

O desafio que Sobral deve enfrentar

4

Crise política

Atraso no pagamento de emendas é o real motivo da crise

5

Política

As "lições" do filme "O Aprendiz" sobre Donald Trump

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES