Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 99, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":99}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 99
8/7/2025 8:29
"As ideias políticas não são jogos de mercadores."
Aposta alta
O Senado pode colocar as fichas na legalização dos jogos de azar hoje, com votação do projeto de lei que libera cassinos, bingos e jogo do bicho no país. A proposta avançou na CCJ com apoio do presidente Davi Alcolumbre, mas enfrenta resistência de peso: a maior bancada, do PL, e integrantes da frente evangélica já sinalizaram que não vão jogar fácil. (Clique aqui)
Olho no lance
O presidente do BC, Gabriel Galípolo, vai ao Congresso nesta semana. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, também deve responder perguntas de deputados sobre o Orçamento de 2026. (Clique aqui)
Defendeu
O presidente americano Donald Trump foi às redes sociais em defesa de Bolsonaro. No Truth Social, acusou o Judiciário brasileiro de promover uma "caça às bruxas" contra o ex-presidente e disse que o país estaria fazendo uma "coisa terrível" ao processar seu aliado político. (Clique aqui)
Cada um na sua
O presidente Lula rebateu a publicação de Donald Trump em apoio a Bolsonaro. O chefe do Executivo reforçou a soberania brasileira: "dê palpite na sua vida, não na nossa". (Clique aqui)
Se equivocou
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também reagiu à publicação de Donald Trump em defesa de Bolsonaro e disse que o americano está "muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro". (Clique aqui)
Reações nas redes
A publicação de Donald Trump em defesa de Bolsonaro e com ataques ao sistema judicial brasileiro deu o que falar nas redes. Veja as reações. (Clique aqui)
Saúde
Em discurso no segundo dia da Cúpula de Líderes do Brics, o presidente Lula destacou a importância de priorizar a saúde no fortalecimento dos países do Sul Global e defendeu a ampliação do espaço fiscal para aportes no setor. (Clique aqui)
Agora é oficial
Congresso promulgou os trechos do PL das Eólicas Offshore que foram restaurados com a derrubada de vetos de Lula ao projeto. (Clique aqui)
Saudade das blusinhas
Um projeto de lei do deputado Kim Kataguiri tenta recuperar a isenção para compras no exterior de até US$ 50. (Clique aqui)
#sqn
O deputado Luiz Gastão foi na direção contrária das blusinhas: apresentou na Câmara projeto de lei que propõe alíquotas progressivas nas remessas internacionais. O teto é de 400%. (Clique aqui)
Eleito
Com ampla vantagem, Edinho Silva foi eleito novo presidente nacional do PT. Ex-ministro de Dilma e ex-prefeito de Araraquara, Edinho assume com o respaldo de Lula e a missão de afinar o partido com o Planalto em ano pré-eleitoral. (Clique aqui)
Líder no DF
O advogado Guilherme Sigmaringa é o novo presidente do PT no Distrito Federal. O plano é lançar o candidato ao governo em 2026. (Clique aqui)
Quebra de decoro
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados analisa processo contra o deputado Gilvan da Federal. Suspenso desde maio, o parlamentar atacou a ministra Gleisi Hoffmann em audiência na Casa. (Clique aqui)
Prisão mantida
O ministro Alexandre de Moraes acolheu manifestação da PGR para manter a prisão preventiva de Alan Diego dos Santos, réu por tentativa de bombardear o Aeroporto Internacional de Brasília em 2022. (Clique aqui)
Assistência religiosa
Débora Rodrigues, condenada a 14 anos por pichar "Perdeu, mané" na estátua da Justiça, poderá receber assistência religiosa em casa, segundo decisão do ministro Alexandre de Moraes. (Clique aqui)
![]() |
![]() |
|
![]() |
Comissão de Educação do Senado tem em pauta bolsas inclusivas para alunos baixa-renda, criação do Dia da Luta da População de Rua, inclusão no calendário da Semana Nacional de Educação Cristã e reconhecimento da Chegança como manifestação cultural. (Clique aqui)
Prédios do governo
A Comissão de Administração da Câmara vai debater projeto que estabelece critérios técnicos para avaliação de imóveis da Administração Pública Federal. (Clique aqui)
Cadeado no Bolsa
Projeto aperta as regras para controle de fraudes dentro do Bolsa Família para impedir que o programa seja usado para lavagem de dinheiro. (Clique aqui)
Apoio lá fora
A deputada Fernanda Pessoa apresentou projeto de lei para obrigar embaixadas e consulados a prestarem assistência jurídica gratuita a brasileiros que vivem fora do país ou estejam em trânsito. (Clique aqui)
Futebol sem racismo
Projeto que cria a Lista Suja do Racismo no Esporte passou na Comissão do Esporte e aguarda análise nas comissões de Direitos Humanos e de Constituição e Justiça. (Clique aqui)
Projeto AUnimal
Projeto que cria o Dia Nacional das Zoonoses avançou na Câmara, aprovado na Comissão de Saúde e vai direto ao Senado se passar em mais duas comissões. (Clique aqui)
Distúrbios do sono
Comissão de Saúde da Câmara aprovou projeto que estabelece a Política Nacional de Atenção aos Distúrbios do Sono no SUS. (Clique aqui)
Diabetes tipo 1
Deputada propõe criar a Política Nacional de Monitoramento e Cuidado Integral à Pessoa com Diabetes Melito Tipo 1, para assegurar o fornecimento de tecnologias para o tratamento pelo SUS. (Clique aqui)
Protegendo ancestrais
Deputada propôs mudar a lei atual com relação ao crime de "curanderismo", excluindo esse tipo penal e incluindo fraudes relacionadas à saúde nas categorias de estelionato e exposição ao perigo. (Clique aqui)
Melhorando as expectativas
O mercado baixou a previsão para a inflação do ano pela sexta semana seguida. (Clique aqui)
Mercado de capitais
Hoje, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara promove audiência pública para examinar a estrutura regulatória do mercado de capitais e a soberania nacional. (Clique aqui)
Em foco
Na nossa comunidade do WhatsApp, você vê o que realmente importa. É só clicar e acompanhar de perto. (Clique aqui)
Informativo nº 98
Informativo nº 97
Informativo nº 96
Informativo nº 95
Informativo nº 94