Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Caso Master
Congresso em Foco
12/2/2026 8:06
Parlamentares reagiram ao pedido da Polícia Federal para afastar o ministro do STF Dias Toffoli da relatoria do inquérito que investiga o Banco Master e passaram a cobrar providências contra o magistrado. A corporação apresentou ao STF uma arguição de suspeição contra o ministro, encaminhada ao presidente da Corte, Edson Fachin, responsável por analisar esse tipo de questionamento.
O pedido foi motivado por supostas menções ao nome de Toffoli em conversas encontradas em aparelhos eletrônicos apreendidos durante as investigações. Caso seja acolhida, a medida pode levar ao afastamento do ministro da condução do caso.
Nas manifestações, parlamentares comentaram o episódio e anunciaram iniciativas relacionadas ao caso.
Veja abaixo:
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, classificou o episódio como "Toffolão", em referência ao Mensalão, e afirmou que o colegiado deverá votar, após o Carnaval, requerimentos de quebra de sigilo e convocações de investigados.
"O Toffolão é um escândalo tão grande que não dá para esconder nas artimanhas do sistema. Na semana posterior ao carnaval a CPI do Crime Organizado votará os requerimentos de quebra de sigilo e convocações dos envolvidos. O Brasil só será uma República com todos sob a mesma lei."
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) informou que integrantes de um grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) se reuniram com autoridades para tratar do caso e afirmou que ambos "demonstraram compromisso com a verdade e a transparência". "Hoje tivemos a oportunidade de conhecer detalhes que deram origem às operações policiais já deflagradas para investigar as denúncias de corrupção em torno do Banco Master. Quem apostou na impunidade vai se dar muito mal", disse.
Na Câmara, o deputado Kim Kataguiri (União-SP) afirmou que "os agentes da PF estão arriscando suas carreiras e suas vidas" ao investigar o caso e defendeu mobilização popular. "Agora cabe à gente mobilizar a população para pressionar o sistema. Nós precisamos voltar para as ruas e derrubar Dias Toffoli!", declarou.
O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) anunciou que prepara novo pedido de impeachment do ministro.
"Já estamos redigindo o impeachment de Dias Toffoli para protocolar imediatamente. Deu! Impossível o país assistir a um absurdo desses sem que se tomem as devidas providências. Impeachment de Toffoli, já!"
Também nas redes sociais, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) afirmou esperar que o pedido da Polícia Federal "inspire os senadores que ainda não assinaram o impeachment de Toffoli a fazê-lo". "O que fizeram com a mais alta Corte do país!? Vergonha", disse.
STF saberá avaliar se há suspeição contra Toffoli, diz diretor da PF
PGR manda arquivar pedido para tirar Toffoli da relatoria do Master
Gilmar Mendes defende Toffoli em meio a críticas no caso Master
Novo aciona PGR e PF contra Toffoli por atuação no caso Banco Master
Master: Toffoli pede que PGR avalie instância do caso de influencers
Caso Master só pode sair do STF após as investigações, diz Toffoli
Defesa de Vorcaro nega senha de celular à PF e cita "vazamentos"
LEIA MAIS