Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 117, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":117}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 117
1/8/2025 8:41
"Empregar a intriga malévola e os interesses familiares em lugar de princípios e de meios morais, é uma política deplorável e triste."
Expulsão partidária
Na Câmara, o deputado Antonio Carlos Rodrigues, um dos quadros mais antigos na história do PL, foi expulso do partido. Ele havia criticado as sanções impostas pelo governo americano ao ministro Alexandre de Moraes, a quem prestou homenagem. Sua declaração incomodou a bancada. (Clique aqui)
Pioneiro fora
Expulso do PL após 34 anos de filiação, Antonio Carlos Rodrigues foi ministro dos Transportes e senador. Saiba mais sobre o ilustre parlamentar, dileto amigo desta redação. (Clique aqui)
Quantidade não é qualidade
Levantamento do Congresso em Foco revela quais parlamentares lideram na Câmara em número de projetos de lei no 1º semestre. Mas especialistas alertam: quantidade não significa influência ou aprovação. (Clique aqui)
Velhos novos deputados
A Câmara terá sete novos deputados, empossados após o Supremo rever as regras sobre as chamadas sobras eleitorais. Saiba o perfil dos ocupantes das cadeiras. (Clique aqui)
Setor privado em cena
Numa jogada de marketing bem produzida, Geraldo Alckmin esteve ontem com Ana Maria Braga. O jeitão de bom moço do vice agrada ao público matinal do programa. (Clique aqui)
Só no Brasil
Aliás, algumas cenas só são possíveis de serem vistas em solo tupiniquim. Entre elas, o vice-presidente da República, vestindo meias com desenhos de grãos de café, respondendo com tranquilidade a um fantoche de papagaio falante sobre como planeja enfrentar um pacote tarifário estrangeiro. É como diz aquilo que não é ditado, mas deveria ser: o melhor do Brasil são os brasileiros.
De volta
Michelle Bolsonaro transferiu seu domicílio eleitoral do RJ para o DF e divulgou a mudança nas redes sociais com a frase: "A boa filha retorna à sua casa. Novamente eleitora em Brasília." Se se candidatar, terá com certeza uma cadeira do DF no Senado. (Clique aqui)
Melhorou
Aprovação do governo Lula chegou a 50,2% e superou a desaprovação (49,7%), pela primeira vez em oito meses, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada ontem. (Clique aqui)
Ameaça à soberania
A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia apresentou ação no STF contra o deputado Eduardo Bolsonaro, pedindo responsabilização por dano moral coletivo e econômico ao país, com obrigação de indenizar a coletividade por articular a imposição de sanções a autoridades brasileiras e repressões econômicas ao país. (Clique aqui)
Extradição
Ministro Alexandre de Moraes determinou que a AGU acompanhe o processo de extradição da deputada Carla Zambelli. (Clique aqui)
Não obedece, mas pede
A defesa de Marcos do Val acionou o STF para evitar sua prisão ao retornar dos EUA, após viajar mesmo com passaporte suspenso. (Clique aqui)
Inclusão e emprego
O Ministério do Desenvolvimento e a JBS firmaram parceria para priorizar inscritos no CadÚnico em vagas de emprego e cursos da empresa. A iniciativa mira jovens, mulheres e moradores de periferias e integra o Programa Acredita, voltado à inclusão socioeconômica por meio de emprego, qualificação e empreendedorismo. (Clique aqui)
Testes em animais
Publicada no DOU ontem, a lei 15.183/2025 proíbe o uso de animais vertebrados vivos em testes de produtos de higiene, cosméticos e perfumes. (Clique aqui)
No segundo trimestre de 2025, os EUA compraram 8% do petróleo exportado pela Petrobras - o dobro da porcentagem registrada no mesmo período do ano passado. Quanto aos derivados, a participação americana, embora ainda expressiva (28%), recuou em relação aos 50% do segundo trimestre de 2024. Os produtos ficaram fora da lista de taxados por Trump. (Clique aqui)
Taxação
Segundo o Ibram, 75% dos minérios exportados aos EUA foram incluídos em exceções à tarifa de 50%, mas 25% das exportações ainda serão impactadas pela medida assinada por Trump. (Clique aqui)
Selic
Com base na desaceleração econômica e na queda da inflação, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 15% ao ano, interrompendo o ciclo de alta nos juros. (Clique aqui)
Desbloqueio orçamentário
Decreto libera R$ 20,7 bi e alivia orçamento de ministérios. Liberação foi possível graças a uma alta de R$ 25,4 bilhões nas receitas líquidas, segundo o governo. (Clique aqui)
Notícia boa
Desemprego fica abaixo de 6% pela primeira vez no Brasil, aponta IBGE. Número de desocupados recua, informalidade encolhe e emprego com carteira atinge recorde no trimestre. (Clique aqui)
Pix, apostas e nome sujo
Vereadora de SP, Cris Monteiro defende que educação financeira virou pauta urgente de cidadania diante dos 57 milhões de brasileiros endividados e apostando em jogos. (Clique aqui)
2026 sem heróis
Para o autor e tradutor Guilherme Hobbs, o esgotamento de Lula e Bolsonaro abre espaço para o centrão na eleição de 2026. (Clique aqui)
Vem pro grupo!
Quer receber as principais notícias direto no seu celular, com agilidade, curadoria e zero fake news? Então entra na nossa comunidade do WhatsApp! Aqui, o debate é sério, a informação é quente e você fica sempre um passo à frente. (Clique aqui)
Informativo nº 124
Informativo nº 123
Informativo nº 122
Informativo nº 121
Informativo nº 120