Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 129, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":129}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 129
19/8/2025 15:27
"Sem barulho jamais houve festa no mundo."
Última chamada
Amanhã o Parlamento sobe ao palco como protagonista. O óscar da política brasileira celebra não apenas vencedores, mas a força da participação popular e da cidadania. Acompanhe ao vivo a premiação mais importante da política brasileira nas nossas redes sociais. (Clique aqui)
Boa política
Patrocinador do Prêmio Congresso em Foco, iFood ressalta que a premiação valoriza não só quem se destaca na apresentação de projetos, mas também a articulação política que organiza a agenda do país e fortalece a democracia. (Clique aqui)
Lupa na urna
Se tem voto, tem que ter fiscalização. A APCF garantiu que nenhum robô ou clique duvidoso estragasse a festa. A auditoria completa do Prêmio Congresso em Foco foi realizada pela Associação para garantir um resultado limpo e seguro. (Clique aqui)
Pesquisa exclusiva do Congresso em Foco mostra que a maioria dos leitores não aprova o tarifaço de Trump, e que 44% ligam a taxação a Bolsonaro. Prevalece, entre os entrevistados, a interpretação de que a tarifa é fruto do protecionismo norte-americano, não de um gesto calculado em favor do ex-presidente. Mais de 2 mil pessoas foram ouvidas em pesquisa pelo WhatsApp. (Clique aqui)
Aqui, não
O ministro Flávio Dino, do STF, determinou que decisões judiciais e leis estrangeiras não podem fazer efeito no Brasil sem homologação prévia do STF. O processo em si era sobre a eficácia, em território nacional, de decisão da Justiça inglesa que beneficiava municípios em ações contra mineradoras. (Clique aqui)
Nem um milímetro
Em entrevista ao The Washington Post, Moraes afirmou que, mesmo sancionado, "não há a menor possibilidade de recuar nem um milímetro" do andamento das investigações e da ação penal contra Bolsonaro. Eduardo reagiu, dizendo que ele estava "desafiando" Trump. (Clique aqui)
Justiça eleitoral
Devido a um pedido de vista, o STF suspendeu julgamento de ação que discute se mudanças na interpretação da Justiça Eleitoral sobre inelegibilidade de um candidato podem valer após o fim de uma eleição. A ação foi apresentada pelo MDB, que questiona uma decisão que anulou a vitória eleitoral de seu candidato à prefeitura de Tucuruí (PA). (Clique aqui)
Decoro parlamentar
O Conselho de Ética da Câmara fará um novo sorteio para a lista tríplice de membros aptos para a relatoria da representação contra André Janones. Ele está com mandato suspenso desde julho, e responde por proferir ofensas ao deputado Nikolas Ferreira durante discurso na tribuna. (Clique aqui)
CPMI dos aposentados
Congresso instalará CPMI do INSS amanhã. (Clique aqui)
CPMI do INSS
Veja quem são os parlamentares que estarão na CPMI do INSS. (Clique aqui)
Fidelidade partidária
STF interrompeu julgamento que discute perda de mandato por infidelidade em cargos majoritários após pedido de vista de Moraes; Barroso votou contra. (Clique aqui)
Erotização infantil
AGU notificou a Meta para excluir chatbots que simulam perfis infantis e permitem diálogos de cunho sexual. Medida foi baseada em reportagens que denunciaram o problema. (Clique aqui)
A semana do presidente
Lula assinou decreto que regulamenta a TV 3.0 no Brasil e vai à cúpula da Amazônia. (Clique aqui)
Mais que amigos
Lula destacou China como maior parceiro do Brasil e critica governo dos EUA em inauguração de fábrica da GWM. (Clique aqui)
Sem gasto novo
Alckmin disse que medidas de apoio a exportadores afetados por tarifaço dos EUA não terão impacto fiscal, pois envolvem antecipação de créditos. (Clique aqui)
PIB resiste a pressão
Fiesp manteve projeção de crescimento do PIB em 2,4%, apesar de cenário internacional adverso. (Clique aqui)
Desaceleração
Mercado projetou inflação abaixo de 5% pela 1ª vez este ano. Segundo analistas, o recuo reflete a desaceleração da economia causada pelos juros elevados e o efeito deflacionário do tarifaço. (Clique aqui)
Deputado propôs restringir publicidade em jogos online para crianças. (Clique aqui)
Tebet na CAE
Simone Tebet participou nesta terça de audiência na CAE para debater subsídios e planos de redução dos incentivos federais. (Clique aqui)
Agências reguladoras
CCJ votou PEC das agências com apoio de frentes parlamentares. Proposta dá à Câmara competência para acompanhar e fiscalizar as atividades das agências por meio de comissões temáticas. (Clique aqui)
Comissão especial
Câmara instalou hoje comissão para analisar o PLP 152/2025, que cria marco legal para transporte e entrega por aplicativos. (Clique aqui)
Choque de poderes
Em coluna, os cientistas políticos Ricardo de João Braga e Fernando Moutinho explicam como diferenças políticas, falta de coordenação e disputa pelo orçamento alimentam tensão entre Executivo e Congresso. (Clique aqui)
Na mesma rede
Especialista em políticas públicas James Görgen mostra, em artigo, como três episódios recentes recolocaram a soberania digital no centro do debate: a decisão do STF sobre o Marco Civil da Internet, a carta de Trump criticando restrições às big techs e o vídeo de Felca denunciando a exploração infantil online. (Clique aqui)
Na bronca
Segundo Luiz Carlos Mendonça de Barros, Trump não poupou nem os parceiros de sempre. O economista afirma que o presidente norte-americano desprezou a Europa e apostou na Rússia, trocando a cooperação por pragmatismo bruto. (Clique aqui)
Vem pro grupo!
Quer receber as principais notícias direto no seu celular, com agilidade, curadoria e zero fake news? Então entra na nossa comunidade do WhatsApp! Aqui, o debate é sério, a informação é quente e você fica sempre um passo à frente. (Clique aqui)
Informativo nº 128
Informativo nº 127
Informativo nº 126
Informativo nº 125
Informativo nº 124