Entrar
Cadastro
Entrar
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 52
30/4/2025 8:31
"De todos os esportes tentados no Brasil só o futebol conseguiu aclimar-se, como o café."
Pendura a camisa
Era para ser só futebol, mas uma proposta de incluir a cor vermelha nos uniformes da seleção acabou ultrapassando fronteiras e ganhou os holofotes no Congresso. Não se fala em outra coisa. O novo modelo provocou reações indignadas de parlamentares, que alegam conotação ideológica. (Clique aqui)
Torcida eufórica
O anúncio do uniforme vermelho inflamou as redes sociais. Internautas transformaram a novidade em uma fábrica de memes - e nem Bolsonaro e Dilma escaparam das piadas. (Clique aqui)
Fora de jogo?
A polêmica da camisa vermelha virou até... projeto de lei! O deputado Zé Trovão apresentou proposta para proibir o uso do uniforme pela seleção. (Clique aqui)
Chamou o VAR
Depois da avalanche de reações, a CBF garantiu que a camisa vermelha nunca existiu. Oficialmente, foi tudo um mal-entendido. Extraoficialmente, parece que a ideia saiu do vestiário assim que a arquibancada começou a chiar. (Clique aqui)
Time entrosado
A executiva do PSDB aprovou a fusão com o Podemos. A nova sigla busca ganhar fôlego para 2026, com discurso de centro e foco em articulação regional. (Clique aqui)
Esquema tático
Ao formalizar a nova federação União Progressistas, a sigla defendeu, em manifesto, que a reforma administrativa deve ser tratada como prioridade legislativa no segundo semestre. (Clique aqui)
Preleção
O presidente da Câmara, Hugo Motta, fez um apelo para que a PEC da Segurança Pública seja debatida com responsabilidade e não vire trincheira ideológica. (Clique aqui)
Jogo é jogo
Condenado e preso, o ex-presidente Fernando Collor recebeu oferta de emprego em uma fábrica, com jornada de 40 horas semanais, por um salário-mínimo. Afinal, nada mais simbólico do que experimentar o país real sem os privilégios da Casa da Dinda. (Clique aqui)
Recuou o time
Rogério Marinho criticou a ideia de conceder anistia parcial aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. (Clique aqui)
Cartão amarelo
A CCJ da Câmara rejeitou o recurso de Glauber Braga. Agora, a decisão sobre a cassação do deputado segue para o plenário. (Clique aqui)
Cartão vermelho
O empresário Daniel Pardim foi detido durante a CPI das Bets, no Senado Federal, por suposto falso testemunho em depoimento. (Clique aqui)
Muito grito, pouca bola
A polícia legislativa teve de apaziguar os ânimos em sessão da Comissão de Segurança Pública. O líder do PT, Lindbergh Farias, saiu em defesa do presidente Lula após críticas do deputado bolsonarista Gilvan da Federal e o chamou de "desqualificado", gerando uma grande confusão. (Clique aqui)
Apoiadores
Clique aqui para conhecer os apoiadores do Congresso em Foco.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Acordos suspensos
INSS oficializou a suspensão dos acordos que permitiam descontos de mensalidades em folha, após as denúncias de fraudes contra aposentados. (Clique aqui)
Impeachment?
A senadora Damares Alves protocolou pedido de impeachment contra o ministro Carlos Lupi, alegando omissão frente ao escândalo das fraudes no INSS. (Clique aqui)
Se defendeu
Em audiência na Câmara, o ministro Carlos Lupi afirmou que, se houver uma quadrilha no INSS, ela não faz parte da gestão atual. (Clique aqui)
Cadeia para quem fraudou
Lupi ainda declarou que os responsáveis pelos descontos indevidos devem ser punidos com prisão. (Clique aqui)
Comissão do Senado quer esclarecimentos sobre a compra do Banco Master pelo BRB. (Clique aqui)
Plano Safra
A bancada do agronegócio propôs aporte bilionário para a equalização de juros no Plano Safra. A proposta será analisada pelo Executivo. (Clique aqui)
Tornozeleira para agressores
Foi sancionada lei que obriga o uso de tornozeleira eletrônica por agressores em casos com medida protetiva. (Clique aqui)
Pontos da CNH
Comissão do Senado aprovou projeto que diminui de 120 para 80 o limite de pontos para a suspensão da CNH de caminhoneiros. (Clique aqui)
Recursos para cultura
Câmara aprovou projeto que amplia os repasses da Lei Aldir Blanc, voltada ao fomento de atividades culturais. (Clique aqui)
Atenção humanizada
Lei que inclui a atenção humanizada como princípio norteador do SUS foi sancionada. (Clique aqui)
Mudanças na inclusão
O símbolo de acessibilidade que exibe uma pessoa na cadeira de rodas será substituído por um novo conforme projeto de lei aprovado pelo Senado. (Clique aqui)
Em elaboração
Foi instalada na Câmara a comissão especial que vai propor um novo Plano Nacional de Educação. A expectativa é de um projeto mais alinhado aos desafios do pós-pandemia. (Clique aqui)
Remanejamento
O Senado aprovou projeto que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para permitir que recursos em projetos inativos de educação sejam deslocados para outras áreas do setor. (Clique aqui)
Torcida organizada
Quer receber as análises, bastidores e notícias em primeira mão? Entre na comunidade do Congresso em Foco no WhatsApp! (Clique aqui)
Informativo nº 51
Informativo nº 50
Informativo nº 49
Informativo nº 48
Informativo nº 47