Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 78, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":78}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 78
6/6/2025 8:46
"Nas vidraças do quarto o dia tem olhos de cinza."
Protagonismo
Costuma-se dizer que, no fundo do poço político, há uma mola. Lindbergh Farias é exemplo vivo dessa reinvenção. Injustamente acusado no período mefistofélico da Lava-Jato, ressurgiu com força como protagonista da linha de frente petista na Câmara. Hoje, como líder do partido, ocupa papel central no cerco judicial ao bolsonarismo. De acusado a acusador, de vidraça a pedra. (Clique aqui)
Pipoca e guaraná
Na briga entre Elon Musk e Donald Trump, o nosso Congresso em Foco tem lado. Torcemos pela briga.
Sem adiamento
No STF, o ministro Alexandre de Moraes negou um pedido apresentado pela defesa do ex-ministro Walter Braga Netto para que fosse adiado o início dos depoimentos dos réus na ação penal do golpe. (Clique aqui)
Mesada
Após depor à PF, Jair Bolsonaro disse ter repassado R$ 2 milhões ao filho Eduardo, para que ele não "passasse necessidade" nos EUA. Ou seja, não quer ver o filho fritando hambúrguer novamente. (Clique aqui)
Tô fora...
Depois de prestar depoimento no inquérito contra seu filho, Jair Bolsonaro foi perguntado a respeito da fuga da deputada Carla Zambelli: "não tenho nada a ver". Tá ok? (Clique aqui)
Bandeira não será vermelha. Já a lista...
Deputada Carla Zambelli passou pela vergonha de ser incluída na lista de foragidos internacionais da Interpol após fugir do país. Para o azar dela, a cor que ela tanto combateu será justamente a que estampa seu novo status global. (Clique aqui)
Cooperação internacional
Entenda o que é a lista do Alerta Vermelho da Interpol, onde se lobriga o nome de Carla Zambelli. (Clique aqui)
Pioneiro
Zambelli não é a primeira política brasileira a figurar na lista vermelha da Interpol. O ex-deputado Paulo Maluf esteve lá também. (Clique aqui)
Fantasmas do passado
Para José Dirceu, clima de intervenção e ataques ao STF repetem estratégias já vistas na história latino-americana. (Clique aqui)
Buscando sobreviver à cláusula de barreira e iniciar um projeto de campanha presidencial para 2026, o PSDB decidiu em convenção nacional a favor da fusão com o Podemos. Resta a confirmação da outra parte. Juntos, os dois somam 28 deputados e sete senadores. (Clique aqui)
Nem um nem outro
Mais de 60% dos brasileiros preferem eleições 2026 sem Lula e sem Bolsonaro, indica a mesma pesquisa Quaest. (Clique aqui)
O STF retomou, e suspendeu, o julgamento que pode mudar as regras sobre a responsabilidade das redes sociais por conteúdos postados por usuários. André Mendonça votou no sentido de não responsabilizar aplicativos de mensagens (WhatsApp e outros) por conteúdo de terceiros. (Clique aqui)
Fala controlada
Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, uma comissão aprovou projeto que proíbe shows com apologia ao crime. Apelidada de "lei anti-Oruam", a proposta ainda precisa passar por outras comissões. (Clique aqui)
Sob revisão
Diante da repercussão da condenação do humorista Léo Lins, deputada quer rever a norma usada para condená-lo, buscando excluir manifestações artísticas e digitais das punições previstas. (Clique aqui)
Indenizadíssimo
O influenciador Felipe Neto disse que vai ao STF para recorrer da condenação que recebeu por chamar o deputado Arthur Lira de "excrementíssimo" quando ele era presidente da Câmara. Na mensagem publicada em rede social, repetiu o xingamento. Cinco vezes. (Clique aqui)
Direitos da criança
O presidente da Câmara Municipal de Santa Isabel do Rio Negro/AM, vereador Robson Beleza Oda, foi preso e afastado do cargo. Ele responde à justiça graças a um vídeo em que expõe seu enteado de quatro anos amarrado pelo pescoço, supostamente como uma forma de castigo. (Clique aqui)
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Conheça os aptos a concorrerem ao Prêmio Congresso em Foco 2025 e os prazos para contestação. (Clique aqui)
Viens, viens
Em viagem à França, Lula prometeu que vai assinar o acordo comercial Mercosul-União Europeia nos próximos meses e pediu ao presidente Emmanuel Macron que "abra seu coração" para assinar o trato. (Clique aqui)
Sacre bleu!
Na mesma coletiva durante a viagem, Lula disse que a ministra Marina Silva é "bem magrinha" porque trabalha demais. Veja a cena. (Clique aqui)
Aliança pela saúde
Parlamentares do BRICS propõem pacto multilateral para prevenção de pandemias, com ações conjuntas em vacinas, alerta precoce e justiça sanitária. (Clique aqui)
PL pede ao Supremo a derrubada dos decretos que aumentam o IOF. (Clique aqui)
IOFérias
Fernando Haddad antecipou suas férias para junho, uma semana depois da data marcada para o anúncio das medidas para substituir o aumento no IOF. (Clique aqui)
Data centers sem data
Geraldo Alckmin disse que a medida provisória para estimular a implementação de data centers no Brasil está "praticamente pronta" e sai "nos próximos dias ou semanas". (Clique aqui)
Emperrado
Eduardo Heron, do Cecafé, denuncia prejuízos causados pela crise da infraestrutura portuária e questiona proposta da ANTAQ para leilão em Santos. (Clique aqui)
Desconto que não chega
Chico Vigilante denuncia que postos no DF ignoram redução da Petrobras e mantêm preços altos às custas da população. (Clique aqui)
Informativo nº 99
Informativo nº 98
Informativo nº 97
Informativo nº 96
Informativo nº 95