Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 16
7/3/2025 | Atualizado às 9:11
"Cada povo nasceu para uma certa e determinada coisa. O alemão nasceu para militar; o inglês, para colonizador; o francês, para cultor do chic; o italiano, para músico. O povo brasileiro nasceu para político."
Goodbye, dear!
A última edição do Democracy Index, produzido pelo The Economist, teria apontado a queda de seis posições do Brasil no ranking das democracias. A publicação estrangeira atribui o resultado às decisões do STF. Na prática, temos um periódico inglês criticando o Judiciário brasileiro - e isso não é coincidência. Há tempos se observa uma investida de neo-imperialismo, buscando desgastar a credibilidade da Justiça brasileira para enfraquecer empresas nacionais em disputas judiciais internacionais. O caso Mariana (Vale/BHP) é um exemplo clássico desse jogo dos John Bull, onde o tribunal é londrino, mas a conta sempre sobra para o Brasil. (Clique aqui)
Jornal de ontem
Se alguém tiver em mãos o hebdomadário londrino citado acima, pode usá-lo para embrulhar peixe - ao menos assim terá uma utilidade.
Brasil
Governo zera tarifa de importação de nove alimentos para tentar reduzir preço. (Clique aqui)
EUA
Enquanto o mundo se preocupa com a inflação, Trump vai bagunçando o coreto como maestro desafinado: anuncia tarifas, recua, ameaça de novo - tudo ao sabor do vento (ou do Twitter).
Defesa prévia Bolsonaro
O portal Migalhas trouxe em detalhes a defesa que Bolsonaro apresentou ontem ao STF. São questões jurídicas em um caso essencialmente político. Ao protocolar o documento, o ex-presidente entra oficialmente em campo. (Clique aqui)
Diferenças supremas
Como contou o portal jurídico mencionado, outros ex-presidentes também já estiveram no banco dos réus na Suprema Corte. A diferença, no entanto, é que nenhum deles foi acusado de tentar demolir o Estado de Direito, como Bolsonaro. (Clique aqui)
Denuncia e esculacha
Deputados do PT, preocupados com a fuga de Bolsonaro, e com uma pitada de maldade, protocolaram representação na PGR pedindo que o MPF solicite medidas cautelares contra o ex-presidente, como o uso de tornozeleira eletrônica. (Clique aqui)
"Fala, bebê"
Ronaldo Caiado, bulindo com cenário político na véspera da entrega da defesa prévia de Bolsonaro, anuncia chapa com o cantor Gusttavo Lima para 2026. Se não emplacarem a chapa, os dois podem tentar montar uma dupla sertaneja, com calado, digo Caiado na segunda voz. (Clique aqui)
Adiado
O presidente Lula iria ontem bater o martelo nas indicações para o STJ e o STM, mas a reunião com o núcleo duro que trata destes temas foi adiada para a semana que vem. Aliás, já está de bom tamanho o tempo entre o recebimento das listas do STJ (outubro/24) e a escolha dos indicados. (Clique aqui)
Esfregando as mãos
Depois do Orçamento, Congresso tem que analisar as emendas de comissão. Haja apetite. (Clique aqui)
Inexorável
Correndo risco de outra onda de ataques da oposição, mas fazendo o que deve ser feito, o Banco Central aperta as regras do Pix: bancos vão excluir chaves de CPFs irregulares. (Clique aqui)
Movimentos populares
Possível nomeação de Boulos a ministério divide base e atiça oposição. (Clique aqui)
Secretaria-Geral
Se for verdade que o presidente Lula pretende fazer mudanças na Secretaria-Geral da Presidência, atualmente ocupada por Márcio Macêdo, há outros nomes cotados para o cargo. A função é complexa, e Macêdo tem atuado bem nos bastidores, mas, diante da multiplicidade de questões que a Pasta enfrenta, o desgaste é inevitável. Entre os nomes ventilados - aliás, desde a escolha de Macêdo - está o do líder do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio Carvalho. Sem o peso político de Boulos (que traz soluções, e desafios), mas com ampla circulação nos meios certos, ele poderia trazer uma nova energia ao quarto andar do Palácio. Quem viver, verá.
Oscar do Senado
Fernanda Torres receberá Diploma Bertha Lutz no Senado. Veja indicadas. (Clique aqui)
Pernambuco
Costurando apoios no Nordeste, Lula consegue uma mexida boa no tabuleiro pernambucano: Raquel Lyra troca PSDB pelo PSD. (Clique aqui)
Fique ligado
Deputados apresentam regulamentação para recarga de carros elétricos. (Clique aqui)
Ganhou, pagou
Ganhar dinheiro com fake news pode virar crime. (Clique aqui)
Convalidando
Lula encaminha ao Congresso textos de acordos internacionais. (Clique aqui)
TMJ
Receba as notícias do Congresso em Foco assim que elas são entregues para o público, na palma da sua mão. Basta entrar na nossa comunidade no WhatsApp. (Clique aqui)
Bom fim de semana!
Informativo nº 45
Informativo nº 44
Informativo nº 43
Informativo nº 42
Informativo nº 41