Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 213, "viewed": [], "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":213,\"originalarticlekey\":\"213\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 213
17/12/2025 8:10
"Tudo que é demais está errado."
Além do 8 de Janeiro
O PL da Dosimetria tem um efeito colateral relevante: ao alterar regras da Lei de Execução Penal, o texto vai além dos crimes contra o Estado de Direito e passa a alcançar também condenações por crimes comuns. Entenda. (Clique aqui)
No Senado
Está em pauta no Senado hoje o PL da Dosimetria. O texto precisa passar primeiro pela CCJ e, se avançar, seguirá ao plenário. O projeto não tem tido consenso e não deve ser votado na Comissão, ficando para 2026. (Clique aqui)
Ação penal do golpe
1ª Turma do STF condenou cinco dos seis membros do Núcleo 2 da ação penal do golpe. (Clique aqui)
Regulamentação aprovada
Câmara dos Deputados terminou a discussão dos destaques à segunda parte da regulamentação da reforma tributária. Com isso, o texto finalmente pode ser enviado à sanção presidencial. (Clique aqui)
Ganha o Brasil
Hugo Motta celebrou a aprovação do texto-base que regulamenta o IBS, eixo da reforma tributária. Segundo ele, o novo sistema promete menos burocracia e menor custo ao contribuinte. (Clique aqui)
Ajuste fiscal
Câmara aprovou projeto de ajuste fiscal com corte de benefícios tributários. Relator incluiu no texto aumento da taxação de bets e fintechs. (Clique aqui)
PNE destravado
Câmara dos Deputados rejeitou recurso que tentava barrar a tramitação conclusiva do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e liberou o envio do texto ao Senado. O projeto define metas e diretrizes da política educacional para os próximos dez anos. (Clique aqui)
Ficou para 2026
Sem acordo entre governo e oposição, a Câmara adiou para o próximo ano a votação da PEC da Segurança Pública e do PL Antifacção, após impasse sobre mudanças nos textos. Às vésperas do recesso, líderes decidiram priorizar apenas matérias consensuais na reta final dos trabalhos. (Clique aqui)
Suspeita de corrupção
A Polícia Federal fez buscas no apartamento funcional do deputado Antônio Doido, alvo da Operação Igapó, que investiga desvio de emendas e verbas estaduais. A apuração envolve suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações, com ordens autorizadas pelo STF. (Clique aqui)
Operação Unha e Carne
PF prendeu o desembargador Macário Júdice Neto, do TRF-2, por suspeita de vazar dados sigilosos a um ex-deputado investigado. Ação integra a Operação Unha e Carne, que apura a atuação de agentes públicos na obstrução de investigações conduzidas pela PF. (Clique aqui)
Prova no ar
Segundo a PF, celulares foram jogados do apartamento funcional de Antônio Doido no momento da chegada dos agentes para o cumprimento do mandado de busca e apreensão da Operação Igapó. (Clique aqui)
Cana especial
Ministro Alexandre de Moraes determinou a transferência do ex-deputado estadual TH Joias para o cumprimento de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) em presídio federal. (Clique aqui)
Planos para 2026
Lindbergh Farias afirmou que o governo Lula deve focar em 2026 em pautas como tarifa zero no transporte público e o fim da escala 6x1. De acordo com o líder do PT, por ser ano eleitoral, o Planalto enviará poucos projetos ao Congresso, apenas os considerados essenciais. (Clique aqui)
Segue o líder
A nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta terça, mostrou o presidente Lula com vantagem sobre todos os nomes da direita testados em cenários de segundo turno. O petista venceria Flávio Bolsonaro por 46% a 36%. (Clique aqui)
Troca no comando
Deputado Zucco passou a liderança da oposição na Câmara para Cabo Gilberto Silva. Gilberto será o primeiro parlamentar do Nordeste a chefiar a oposição desde o início desta legislatura. (Clique aqui)
Banco Master
Toffoli determinou novas diligências da Polícia Federal no caso Banco Master, com prazo de 30 dias para aprofundar as investigações. Medidas incluem depoimentos, pedidos de informações e possível quebra de sigilos para proteger o sistema financeiro. (Clique aqui)
???
Durante sessão do Conselho de Ética da Câmara, o deputado Zé Trovão comparou o ministro do STF Alexandre de Moraes a Adolf Hitler, chamando-o de "fotocópia" do ditador nazista e de "carrasco". (Clique aqui)
Linha de frente
Após denúncias de cerceamento da defesa e violações às prerrogativas da advocacia, o Conselho Federal da OAB acompanhará de perto as sessões do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. (Clique aqui)
Votação empurrada
Comissão especial adiou para 2026 a votação do relatório sobre trabalho por aplicativo. O presidente do colegiado, Joaquim Passarinho, afirmou que o debate remoto não é adequado para um tema sensível e que ainda há pontos a amadurecer. (Clique aqui)
Esquema estadual
Na CPI do Crime Organizado, Anthony Garotinho usou o momento de fama para fazer política e acusar opositores. (Clique aqui)
Comissão Mista do Congresso deve votar hoje o parecer do senador Alessandro Vieira à medida provisória que transforma a Autoridade Nacional de Proteção de Dados em agência reguladora. (Clique aqui)
ISS
CCJ da Câmara aprovou a ampliação da isenção do Imposto sobre Serviços (ISS) nas exportações. Pelo texto, a isenção será aplicada quando os serviços forem prestados a residentes no exterior. (Clique aqui)
Licença rural
CCJ da Câmara aprovou projeto que autoriza o porte de arma para proprietários e trabalhadores rurais a partir dos 21 anos. (Clique aqui)
Drones armados
Comissão da Câmara aprovou proposta que regulamenta o uso de drones na segurança pública, inclusive com armamento letal. (Clique aqui)
Ganho aos produtores
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou o projeto de lei que equipara formalmente a aquicultura à atividade agropecuária. (Clique aqui)
Irrigação
Comissão de Agricultura da Câmara aprovou projeto que autoriza a construção de reservatórios de água para irrigação em Áreas de Preservação Permanente. O texto segue para as comissões de Meio Ambiente e CCJ. (Clique aqui)
Recursos esportivos
CCJ da Câmara aprovou a destinação ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) de 0,01% da arrecadação das loterias, recurso hoje repassado à Fenaclubes. (Clique aqui)
Sem sorte pro azar
Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara aprovou a obrigatoriedade da instalação de telas de proteção em janelas, sacadas e varandas de apartamentos que abrigam crianças, idosos ou animais de estimação. (Clique aqui)
Quando a fila anda?
Comissão de Saúde da Câmara deu parecer favorável ao projeto que obriga a divulgação das listas de espera no SUS para consultas, exames e cirurgias eletivas. (Clique aqui)
Devolve em dobro
CCJ da Câmara aprovou projeto que pune bancos que cobrarem tarifas de OSCs em contas de parcerias com o poder público. O texto prevê restituição em dobro após a notificação. (Clique aqui)
Herança e contradição
Em artigo, Henrique Alves da Rocha criticou o SBT, dizendo que as filhas de Silvio Santos promoveram um escárnio à herança do comunicador. (Clique aqui)
Virada industrial
Deputado Carlos Zarattini afirma que o Presiq, aprovado pelo Congresso, marca uma mudança estratégica na política industrial ao fortalecer a indústria química, recuperar capacidade produtiva e alinhar competitividade com sustentabilidade. (Clique aqui)
Potencial bélico em usina nuclear
Heitor Scalambrini Costa traça um panorama crítico sobre a trajetória da energia nuclear, desde suas origens militarizadas até os riscos atuais de sua utilização para fins civis e armamentistas. Para o especialista, o Brasil deve abandonar a construção de novas usinas nucleares, descomissionar as existentes e manter o urânio no subsolo. (Clique aqui)
Juros altos, risco eleitoral
Antônio Augusto de Queiroz comenta a polêmica permanência da taxa Selic em 15%. (Clique aqui)
Vem saber de tudo!
Todas as atualizações do dia, reunidas em um só lugar. Notícias quentes, análises e bastidores da política chegam direto no celular pela comunidade do WhatsApp do Congresso em Foco. Informação rápida, confiável e sem fake news, para acompanhar o que realmente importa. Gostou? Não perca tempo, clique aqui.
Informativo nº 215
Informativo nº 214
Informativo nº 212
Informativo nº 211
Informativo nº 210