Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 118, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":118}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 118
4/8/2025 | Atualizado às 10:46
"Seja assim ou seja assado, custe caro ou custe barato, o certo é que o Congresso nos é útil e só sentimos a sua utilidade quando ele se fecha."
De volta aos trabalhos
No turbilhão político, o Congresso volta do recesso sem incluir, ao menos por enquanto, itens polêmicos na pauta.
Na Câmara, podem votar MP do INSS, Estatuto do Aprendiz e inclusão de assédio sexual no Código Penal Militar. (Clique aqui)
Os senadores devem votar uma mudança na Constituição para garantir autonomia às perícias criminais, reconhecendo-as como órgãos de segurança. (Clique aqui)
Economia sobre rosas
No cenário econômico, o setor automotivo brasileiro vivencia um embate interno com a chegada da chinesa BYD. Fabricantes locais cobram o fim dos incentivos fiscais à empresa asiática. Do outro lado, a BYD promete nacionalizar sua produção e trazer tecnologia. A disputa já envolve o Planalto, que precisa se virar para mediar o conflito. (Clique aqui)
Ranking da economia
O Congresso em Foco listou os deputados que menos usaram a cota parlamentar no 1º semestre. É importante ressaltar: a cota parlamentar existe para ser utilizada. Economias excessivas nessa área podem, inclusive, comprometer a qualidade da atuação do deputado. (Clique aqui)
Embates
No primeiro semestre, o Congresso registrou embates acalorados entre parlamentares, com tumultos, acusações e intervenção institucional. Relembre os cinco (piores?) episódios. (Clique aqui)
Call me anytime
Donald Trump deu um gesto de aproximação. Questionado, disse que Lula pode ligar para ele "quando quiser". (Clique aqui)
Ok, my friend
"Estamos abertos ao diálogo", respondeu Lula. (Clique aqui)
Copo meio cheio, meio vazio
Levantamento parcial do Ministério do Desenvolvimento mostra que 45% das exportações brasileiras para os EUA devem ser poupadas das tarifas de 50%. (Clique aqui)
Medidas de contenção
O governo deve anunciar medidas para compensar perdas de setores da indústria e do agro com o tarifaço nesta semana. (Clique aqui)
Patriotas do Tio Sam
Milhares de apoiadores de Jair Bolsonaro foram às ruas neste domingo combinando o tradicional verde e amarelo com o azul e branco dos EUA. Os "patriotas" agradeceram a Donald Trump por impor sanções à economia brasileira e a Alexandre de Moraes. (Clique aqui)
Lei Magnitsky
Cristiano Zanin vai relatar ação do PT que tenta blindar Alexandre de Moraes de sanção dos EUA. (Clique aqui)
Cassação já
Mais de 70 ex-reitores e acadêmicos pediram a cassação de Eduardo Bolsonaro na Câmara. (Clique aqui)
Briga com cachorro grande
Lula discursou na posse de Edinho Silva como presidente do PT nesse domingo e admitiu: tem limites para brigar com os EUA. Ele ainda chamou as investidas de Eduardo Bolsonaro contra o país de "excrescência da política". (Clique aqui)
Lembrança de Biden
Ainda na posse de Edinho Silva, Lula fez referência ao antecessor de Trump, Joe Biden. Afirmou que não fará como ele: só vai se candidatar se estiver 100% de saúde. "Se for, é pra ganhar", declarou. (Clique aqui)
Eleições 2026
O projeto de reeleição de Lula é dado como certo por 71% dos brasileiros, segundo o Datafolha. A mesma pesquisa aponta, por outro lado, que 54% preferem que ele não tente novo mandato. (Clique aqui)
Outra pesquisa do instituto trouxe boa notícia para o presidente: sua vantagem em relação aos potenciais candidatos de direita cresceu. (Clique aqui)
Nem tudo são flores. A aprovação popular de Lula continua ruim. (Clique aqui)
Quanto à prisão de Bolsonaro, 48% querem o ex-presidente na cadeia por tentativa de golpe, e 46% defendem que ele continue em liberdade. (Clique aqui)
Tá salgado
Alta de preços em hotéis de Belém incomoda países e ameaça adesão à COP30. Cade investiga práticas abusivas e governo cobra explicações do setor hoteleiro. (Clique aqui)
Preparativos
Na próxima quarta, sessão solene marca abertura da 2ª Cúpula Parlamentar Latino-Americana. Além disso, parlamentares irão à capital paraense ainda em agosto para fiscalizar os preparativos da COP30. (Clique aqui)
A Comissão de Assuntos Econômicos analisa projetos que ampliam o apoio a transportes e telecomunicações. Entre eles, a de aumentar recursos ao Sest e ao Senat. (Clique aqui)
Tributação em debate
Fernando Haddad foi convidado a debater as novas regras de tributação propostas pela MP 1.303/2025 em comissão mista no Congresso. (Clique aqui)
Investimento em pesquisa
Deputado propõe usar prêmios de loteria não resgatados em 90 dias para financiar pesquisas em saúde, com foco em doenças raras, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Clique aqui)
Solidariedade eleitoral
Comissão de Direitos Humanos propõe permitir que partidos destinem parte do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário a situações de calamidade pública. (Clique aqui)
Parentalidade
Deputada propõe a criação do Dia Nacional da Parentalidade, a ser celebrado anualmente em 1º de junho. (Clique aqui)
Mães na frente
Projeto defende prioridade a mães cuidadoras de autistas e pessoas com deficiência em serviços públicos e privados. (Clique aqui)
Proteção à mulher
Deputada apresentou projeto que cria a Política Nacional de Proteção Integral a Mulheres e Crianças em situação de violência doméstica, que prevê abrigos sigilosos com segurança 24h. (Clique aqui)
Agosto Lilás
Senado Federal inicia a campanha Agosto Lilás com foco no enfrentamento da violência contra a mulher. (Clique aqui)
Reparação
Deputada apresentou projeto que prevê que condenados por violência doméstica paguem tratamento psicológico da vítima e dos filhos. (Clique aqui)
Segurança com inclusão
Deputado propõe usar verba da segurança pública em ações sociais para prevenir a violência em áreas de risco. (Clique aqui)
Proteção animal
Deputado propõe fundo nacional para acolhimento, castração e socorro de animais em desastres. (Clique aqui)
Vem pro grupo!
Quer receber as principais notícias direto no seu celular, com agilidade, curadoria e zero fake news? Então entra na nossa comunidade do WhatsApp! Aqui, o debate é sério, a informação é quente e você fica sempre um passo à frente. (Clique aqui)
Informativo nº 124
Informativo nº 123
Informativo nº 122
Informativo nº 121
Informativo nº 120