Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 115, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":115}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 115
30/7/2025 9:57
"Segredo que se revela, é plano que se nulifica."
Plano pronto, decisão à espera
Lula já tem em mãos o plano de contingência preparado por quatro ministérios para reagir ao tarifaço dos EUA, que começa no dia 1º. Mais contido, Haddad diz que foco segue na negociação. (Clique aqui)
Lista do tarifaço
Com tarifa de 50% dos EUA, exportações e importações podem ser impactadas. Veja a lista de produtos afetados. (Clique aqui)
Azedou
A taxa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros deve impactar fortemente o setor cítrico, segundo empresas do ramo, com prejuízo estimado em até R$ 4,3 bilhões por safra. A medida afeta diretamente o suco de laranja, cujo segundo principal destino é o mercado americano, responsável por 41,7% das exportações brasileiras na última safra. (Clique aqui)
Mais tranquilo
Protagonista na balança de exportações aos Estados Unidos, o setor cafeeiro tende a sentir pouco os efeitos das tarifas de importação impostas por Donald Trump. Fornecedores podem armazenar sua produção por longos períodos até chegar a um momento propício, ou mesmo adotar uma estratégia de triangulação, vendendo seus produtos a países intermediários que estejam fora do alcance das taxas. (Clique aqui)
Efeito colateral
Embora fiquem de fora do tarifaço de Trump, os medicamentos lideram a lista de produtos que o Brasil mais importa dos EUA em 2025 e podem sofrer impacto. (Clique aqui)
Muito ajuda...
Senadores continuam atuando nos EUA para discutir tarifaço. A comitiva intensificou a agenda diplomática às vésperas da entrada em vigor da tarifa. (Clique aqui)
... quem não atrapalha
Eduardo Bolsonaro afirmou que está atuando para impedir que senadores brasileiros em missão nos EUA dialoguem com Trump. O deputado disse que o tarifaço tem motivo político e defendeu sanções contra Moraes: "estamos em guerra, é tudo ou nada". (Clique aqui)
Traíra
A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que Eduardo Bolsonaro comete "crime de lesa-pátria" e defendeu sua saída do cargo, pedindo que a Câmara tome providências, classificando o parlamentar como "traíra". (Clique aqui)
Pátria tarifada
Enquanto o governo articula uma reação coordenada ao tarifaço imposto por Donald Trump e o setor produtivo calcula perdas bilionárias, Eduardo Bolsonaro segue cavando o próprio buraco - e tentando arrastar o país com ele. Foi ele quem acendeu o pavio dessa crise ao pedir, em solo americano, que autoridades dos EUA impusessem sanções contra o Brasil, sob o pretexto de proteger o pai. Agora, diante do caos que ajudou a criar, tenta sabotar quem quer desfazer a bagunça, impedindo o diálogo diplomático. A movimentação revela mais que dissonância: escancara o conflito entre um Estado que luta para defender seus interesses econômicos e um grupo familiar disposto a dinamitá-los para salvar sua própria pele. A história julgará quem estava a serviço da pátria - e quem vestiu a camisa da traição.
O ex-presidente Jair Bolsonaro liderou motociata em Brasília ontem. Sem discursar, evitou entrevistas para cumprir medidas cautelares impostas pelo STF. (Clique aqui)
Em cana
Após quase dois meses foragida da Justiça, a deputada Carla Zambelli foi presa na Itália. A parlamentar, condenada a dez anos de prisão por invadir os sistemas virtuais do CNJ, foi encontrada após denúncia do deputado italiano Angelo Bonelli, que localizou o endereço e enviou às autoridades. (Clique aqui)
A caminho
De acordo com a Polícia Federal, a prisão foi possível graças à colaboração entre as forças de segurança brasileiras e italianas. A corporação também informou que ela será extraditada ao Brasil. (Clique aqui)
Sei...
O advogado Fabio Pagnozzi informou que a deputada Carla Zambelli se apresentou voluntariamente às autoridades italianas. (Clique aqui)
Prisão assegurada
Hugo Motta disse que a Câmara não deve deliberar sobre a prisão de Carla Zambelli, apenas sobre seu mandato. Segundo ele, providências já estão em curso na Comissão de Constituição e Justiça. (Clique aqui)
Apoio do PL
O deputado Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, divulgou nota em apoio a Carla Zambelli. Ele acusou o Judiciário de instaurar um "estado de exceção camuflado" ao acumular funções e negar direitos a representantes eleitos. (Clique aqui)
Alegações finais
A defesa do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, apresentou ao STF suas alegações finais na ação penal do golpe. Os advogados criticam a PGR por tê-lo acusado de esconder fatos em sua delação premiada, e pedem a manutenção do acordo, que prevê o perdão de até metade de sua pena. (Clique aqui)
Roubo de fios e cabos
Nova lei endurece pena para furto e receptação de cabos no país. Somente em 2024 foram furtadas ou roubadas cerca de 100 toneladas desses materiais. (Clique aqui)
Jabuti derrubado
Lula vetou redução de pena mínima para lavagem de dinheiro. Trecho incluído como "jabuti" em proposta contra roubo de cabos e fios foi barrado por risco de enfraquecer combate ao crime financeiro. (Clique aqui)
Sem pancadão
Prefeito de Ribeirão Preto propôs multa de até R$ 10 mil a comércios que facilitarem "pancadões". Projeto gerou debate nas redes. (Clique aqui)
Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta. Se você ainda não votou, esta é sua última chance. Reconheça e valorize quem melhor representa a população no Congresso. (Clique aqui)
Quem avisa amigo é
O aviso foi dado: qualquer mobilização pontual, como a que se viu nos últimos dias, pode ser decisiva. Ou seja, tudo pode mudar.
Quer votar?
Para votar pelo site acesse premiocongressoemfoco.com.br. Para votar pelo WhatsApp, clique aqui.
O PLP 108/2024, que regulamenta o IBS, é visto como avanço por unificar o contencioso administrativo, mas preocupa o setor financeiro pela ausência de integração com a CBS, falta de paridade no Comitê de Harmonização e riscos de judicialização por prazos curtos e fiscalização descoordenada. Veja as análises de especialistas. (Clique aqui)
Operação Korban
PF e CGU deflagraram operação para apurar o desvio de recursos de emendas parlamentares destinados a eventos de esportes digitais. (Clique aqui)
Contrato garantido
O Cade autorizou sem restrições a permuta de madeira em pé entre a Suzano e Eldorado Brasil. (Clique aqui)
Apoio a microempresas
Programa Acredita Exportação permitirá, entre 2025 e 2026, que empresas do Simples Nacional recuperem tributos como PIS e Cofins incidentes sobre insumos de produtos exportados. (Clique aqui)
Soberania não se negocia...
Em artigo, o jornalista Gregory Rodrigues evoca Ulysses Guimarães e critica quem usa a bandeira do Brasil para pedir perdão a golpistas. (Clique aqui)
... e nem tem preço
Para o analista político Antônio Augusto de Queiroz, as sanções impostas por Trump ao Brasil revelam uma chantagem inaceitável. Ao condicionar acordos à impunidade de Bolsonaro, os EUA violam o princípio da autodeterminação e ameaçam a democracia brasileira. (Clique aqui)
Vem pro grupo!
Quer receber as principais notícias direto no seu celular, com agilidade, curadoria e zero fake news? Então entra na nossa comunidade do WhatsApp! Aqui, o debate é sério, a informação é quente e você fica sempre um passo à frente. (Clique aqui)
Informativo nº 114
Informativo nº 113
Informativo nº 112
Informativo nº 111
Informativo nº 110