Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 178, "viewed": [], "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":178,\"originalarticlekey\":\"178\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 178
28/10/2025 9:57
"A mesma razão que impede a ciência de legislar sobre o mistério, inibe a religião de aproximá-lo das leis científicas."
Fé
O Brasil ainda reza, em sua maioria, sob o mesmo teto: o da Igreja Católica, que abriga 56,7% da população. Mas há, não se nega, um coro diverso: 26,9% dos brasileiros se dizem evangélicos. Estes estão espalhados por centenas de denominações. De fato, enquanto o catolicismo entoa uma voz única, o campo evangélico se multiplica em timbres e ritmos próprios, compondo a sinfonia fragmentada da fé brasileira. Entenda. (Clique aqui)
Fé - II
Muitas vezes se diz que os evangélicos já são maioria no Brasil. Mas os números não mentem: a julgar pelo ritmo de crescimento dos últimos anos, eles só deverão se igualar aos católicos por volta de 2050. (Clique aqui)
Transparência
Ministro Flávio Dino determinou a realização de ampla campanha midiática nos veículos públicos de comunicação para que sejam divulgados os instrumentos de controle da destinação de emendas parlamentares. É a forma de o povo fiscalizar o uso (ou abuso) do dinheiro público. (Clique aqui)
Agenda do Senado
Regularização fundiária e compras digitais serão os destaques da pauta do Senado nesta semana. Os senadores devem votar hoje projeto que facilita a regularização de terras públicas em faixas de fronteira. Na quarta, as atenções estarão voltadas para a criação do Sistema de Compras Expressas (Sicx), plataforma digital que promete agilizar licitações e reduzir custos. (Clique aqui)
Pacote etílico-fiscal
Como informamos no último rotativo, o projeto de lei que tramita na Câmara para endurecer as penas por adulteração das bebidas é o mesmo que prevê grande parte do pacote de propostas do governo para atingir a meta fiscal de 2026. Sabemos que isso é confuso, ainda mais quando se está sóbrio. Por isso, resumimos para você as principais iniciativas econômicas contidas no relatório. Misturar vinho e orçamento é ousado, mas faz sentido: no Brasil, toda medida econômica começa com um brinde e termina com um porre. (Clique aqui)
Ceder ou não ceder
Após reunião com Trump, Lula afirmou estar confiante em uma solução rápida para o impasse comercial. (Clique aqui)
Ufa!
A CNI classificou como "avanço concreto" a reunião entre Lula e Donald Trump. Parece que, ao menos por enquanto, a Indústria pode respirar aliviada. (Clique aqui)
Happy birthday to you
Durante coletiva de imprensa, Donald Trump desejou feliz aniversário ao presidente Lula, que completou 80 anos ontem. "Ele é um cara muito vigoroso, eu fiquei bastante impressionado", declarou. (Clique aqui)
O rei está morto
Lula afirmou que explicou a Donald Trump os detalhes do julgamento de Jair Bolsonaro no STF, destacando que o processo foi conduzido com rigor. "Com o direito de defesa que eu não tive", disse. Segundo o presidente brasileiro, Trump entendeu bem o recado: "rei morto, é rei posto". (Clique aqui)
Diplomacia?
Na falta de coisa melhor a fazer, Eduardo Bolsonaro ironizou o encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump. (Clique aqui)
Presidenciáveis
Levantamento mostra Lula como o político mais relevante nas redes sociais. O presidente supera nomes da direita em engajamento, alcance e eficiência. (Clique aqui)
Sentença contestada
A defesa de Jair Bolsonaro apresentou embargos de declaração à sua condenação pela 1ª Turma do STF. (Clique aqui)
Aliança eleitoral
Em Santa Catarina, o vereador Carlos Bolsonaro e a deputada Caroline de Toni firmaram aliança para concorrerem juntos ao Senado em 2026. A congressista foi convidada a disputar pelo Novo, escapando da disputa interna pela vaga no PL. (Clique aqui)
Haverá sinais
O leitor atento do Congresso em Foco, ou seja, o foqueiro, já imaginava que Caroline de Toni concorreria por outro partido ao Senado. Isso porque, em entrevista exclusiva ao portal, o senador Jorge Seif disse que Carol seria candidata "pelo PL ou não". Relembre, clique aqui.
CPMI do INSS
A CPMI do INSS ouviu o ex-diretor do instituto Alexandre Guimarães, considerado um dos elos centrais do esquema de fraudes no instituto. (Clique aqui)
Quem tem currículo tem tudo
À comissão, Guimarães afirmou que chegou à diretoria do INSS apenas "espalhando currículo". (Clique aqui)
Segurança não é artificial
Comissões da Câmara realizam audiência conjunta para discutir o uso e a regulamentação da inteligência artificial na segurança pública. (Clique aqui)
Conta mais barata
Comissão se reúne para votar proposta que visa limitar repasses de custos do setor elétrico aos consumidores, evitando aumento nas tarifas. (Clique aqui)
Segregação de detentos por facções e alternativas que reduzam o controle dessas organizações dentro do sistema prisional será tema de audiência. (Clique aqui)
ProteçãoInfantil.com.br
Audiência debate segurança infantil na internet e supervisão parental. Parlamentares discutirão a criação de uma Política Nacional de Proteção Digital à Infância. (Clique aqui)
Pequenos, grandes riscos
Comissão de Previdência da Câmara aprovou projeto que prevê multa para responsáveis que deixarem crianças de até 12 anos sem supervisão em veículos, áreas de lazer ou condomínios. (Clique aqui)
Dívidas com a União
Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vota nesta terça o projeto que limita a 30% da receita anual dos municípios o teto para o pagamento de dívidas com a União. (Clique aqui)
Transparência
Comissão de Defesa do Consumidor aprovou projeto que adapta as notas fiscais à reforma tributária, substituindo ICMS e ISS pelo IBS e incluindo novas informações sobre arrecadação e gastos públicos. (Clique aqui)
Povos indígenas
Audiência pública discute acesso à justiça para comunidades indígenas. (Clique aqui)
Muito além do app
Tatiana Ferraz Andrade afirma que o trabalho em plataformas vai muito além de motoristas e entregadores. A mestre em Direito do Trabalho defende uma regulação moderna que combine inovação e proteção social. (Clique aqui)
Conveniência perigosa
Mestre em Direito das Relações Econômicas e Sociais, Roberta Carlini alerta que permitir a venda de medicamentos em supermercados pode comprometer a segurança sanitária e estimular a automedicação. (Clique aqui)
Imposto sem retorno
Cris Monteiro questiona por que o paulistano paga tanto e recebe tão pouco. Segundo a vereadora, a cidade arrecada bilhões, mas continua com buracos, escolas precárias e serviços ineficientes. (Clique aqui)
Vem saber de tudo!
Todas as atualizações do dia, reunidas em um só lugar. Notícias quentes, análises e bastidores da política chegam direto no celular pela comunidade do WhatsApp do Congresso em Foco. Informação rápida, confiável e sem fake news, para acompanhar o que realmente importa. Gostou? Não perca tempo, clique aqui.
Informativo nº 180
Informativo nº 179
Informativo nº 177
Informativo nº 176
Informativo nº 175