Entrar
Cadastro
Entrar
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 58
9/5/2025 7:55
"A esperança é o alimento do espírito... a alma do coração."
Habemus Papam
Acabou a espera. Depois de dois dias de Conclave, os cardeais escolheram Robert Francis Prevost como novo líder da Igreja Católica. O nome escolhido por ele: Papa Leão XIV. (Clique aqui)
Sucessor de Francisco
Próximo ao Papa Francisco, Robert Francis Prevost, de 69 anos, é norte-americano e peruano e o primeiro agostiniano ao assumir o posto. Veja o perfil. (Clique aqui)
Construir pontes
Na primeira saudação ao mundo, o recém-eleito Papa Leão XIV ressaltou que a Igreja Católica deve refletir justiça, paz e diálogo. Ele também defendeu uma Igreja missionária capaz de construir pontes entre as pessoas. (Clique aqui)
Sucessão reformista
O novo papa, Leão XIV, adotou o nome de um notório reformista da Igreja Católica: Leão XIII trabalhou para preparar a Santa Sé ao mundo moderno sem abrir mão de seus valores fundamentais. Conheça sua história. (Clique aqui)
Votos de paz
Em viagem a Moscou, o presidente Lula saudou o novo papa e manifestou seu desejo para que dê continuidade à abordagem pacifista de Francisco. (Clique aqui)
Homenagens
Leão XIV também recebeu homenagem de diversas autoridades brasileiras, incluindo Hugo Motta, Davi Alcolumbre e Geraldo Alckmin. Donald Trump, constantemente criticado pelo novo papa, também celebrou. (Clique aqui)
Falha nossa
Ao saudar o novo papa em uma publicação no X, o perfil da Câmara dos Deputados trocou os Hugos: marcou o influencer Gloss, mas era o Motta. O presidente da Casa, espirituoso, levou na esportiva e brincou com a situação: "mais popular do que eu". (Clique aqui)
Novos tempos
A fumaça branca subiu e, com ela, uma nova fase começa para a Igreja Católica. Com a escolha de Leão XIV, há esperança da continuidade a um legado de justiça social, acolhimento e diálogo - valores urgentes num mundo onde o ruído tem vencido a escuta. O nome escolhido não é coincidência: é um recado de que a Igreja segue aberta ao tempo presente, sem abdicar de seus princípios. O impacto desse gesto não se limita aos muros do Vaticano. No Brasil, país com a maior população católica do mundo, a chegada de Leão XIV ecoa também na política. O momento convida à reflexão: talvez seja hora de mais pontes, menos muros. Mais Leões reformistas, menos gladiadores ideológicos. Que assim seja.
Em artigo, Marconi Perillo critica o aumento de cadeiras na Câmara e diz que o Brasil precisa de menos parlamentares, não mais. (Clique aqui)
Ação penal no limbo
Após a Câmara sustar a ação penal contra Alexandre Ramagem, o ministro Alexandre de Moraes reagiu prontamente e solicitou a realização de sessão virtual extraordinária para decidir o futuro do processo. O presidente da 1ª Turma do STF, Cristiano Zanin, atendeu ao pedido e marcou a análise para hoje mesmo. (Clique aqui)
A saga das emendas
No Supremo, Flávio Dino retomou a ofensiva na fiscalização das emendas Pix. O ministro determinou que a CGU faça verificações in loco de como o dinheiro está sendo aplicado. (Clique aqui)
Fraudes do INSS
Juiz federal atendeu a pedido de Nikolas Ferreira e deu 48 horas para o Executivo explicar os desvios das aposentadorias e pensões do INSS. (Clique aqui)
Bloqueio bilionário
A AGU determinou o bloqueio de R$ 2,56 bilhões em bens móveis e imóveis de 12 entidades sindicais envolvidas nos descontos não autorizados de pensões e aposentadorias do INSS. (Clique aqui)
Sindicatos
Comissão do Senado aprovou projeto que facilita recusa de contribuição sindical. Segundo o relator, Rogério Marinho, a proposta busca coibir fraudes como a do INSS. (Clique aqui)
Jogo do tigrinho - I
A CPI das Bets do Senado convocou a influenciadora digital Virgínia Fonseca para depor na próxima terça. A Comissão quer saber onde termina a influência - e onde começa a omissão. (Clique aqui)
Jogo do tigrinho - II
A convocação de um dos filhos da advogada e influenciadora Deolane Bezerra, além da quebra de seus sigilos bancário, fiscal e telefônico, também foi aprovada pela CPI das Bets. Neste caso, o foco da comissão são apostas feitas por menores de idade em plataformas digitais ligadas à família. (Clique aqui)
???
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou a criação do "Dia da Cegonha Reborn", em homenagem às fabricantes de bonecas hiper-realistas que simulam bebês. O projeto segue para sanção, mas fica a dúvida: faltaram pautas ou sobrou criatividade? (Clique aqui)
Inércia?
O Judiciário tem ampliado o reconhecimento de identidades de gênero, como em decisão do STJ que autorizou registro com gênero neutro. O Congresso, por sua vez, mais conservador, segue travado ou vota propostas restritivas. (Clique aqui)
Câmeras policiais
Ministro Barroso, presidente do STF, homologou acordo que amplia o uso obrigatório de câmeras corporais por policiais militares no Estado de São Paulo. Veja os detalhes. (Clique aqui)
Disque denúncia
Projeto aprovado por comissão da Câmara obriga o governo federal a oferecer canal de atendimento para denúncias de maus-tratos a animais. (Clique aqui)
Clique aqui para conhecer os apoiadores do Congresso em Foco.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Comissão de Educação da Câmara aprovou projeto que propõe a oferta de atividades esportivas nas escolas durante os períodos não letivos. (Clique aqui)
Novas universidades
Avançou na Câmara projeto de lei que transforma os centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em universidades tecnológicas federais. (Clique aqui)
Combate à violência
Câmara deu um passo para combater a violência contra a mulher no meio rural. A Comissão de Agricultura aprovou projeto que cria política nacional voltada às vítimas em áreas afastadas. (Clique aqui)
Ensino remoto
Câmara aprovou projeto que assegura ensino remoto a estudantes gestantes e lactantes. A proposta aprovada pela Comissão de Educação prevê acesso virtual a aulas, conteúdos e avaliações em todos os níveis de ensino. (Clique aqui)
De olho no calendário
Ministério da Gestão dá 30 dias para os 370 aprovados no concurso do CNU tomem posse. (Clique aqui)
Na reunião de instalação da comissão especial da reforma do IR, o deputado Dimas Gadelha desabafou sobre o atual modelo, visto por ele como uma "covardia com o trabalhador". (Clique aqui)
Incertezas no Planalto
Em sua coluna, Lydia Medeiros destaca o momento delicado enfrentado pelo governo Lula: críticas, desgaste nas redes sociais e dificuldades em articular apoio político para a reeleição. (Clique aqui)
Sem bug
Deputado Reimont pediu à PGR a suspensão das plataformas após denúncias de uso em crimes e tentativa de atentado no RJ. Segundo ele, direitos humanos não podem ser tratados como bug do sistema. (Clique aqui)
Habemus notícia
Aqui não sobe fumaça branca, mas sobe notificação a todo momento. Quer acompanhar tudo o que acontece - do Vaticano à Praça dos Três Poderes? Entre na nossa comunidade no WhatsApp. (Clique aqui)
Informativo nº 57
Informativo nº 56
Informativo nº 55
Informativo nº 54
Informativo nº 53