Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 142, "viewed": [ "142" ], "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":142,\"originalarticlekey\":\"142\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 142
8/9/2025 7:41
"A história é isto. Todos somos os fios do tecido que a mão do tecelão vai compondo, para servir aos olhos vindouros, com os seus vários aspectos morais e políticos. Assim como os há sólidos e brilhantes, assim também os há frouxos e desmaiados, não contando a multidão deles que se perde nas cores de que é feito o fundo do quadro."
Ao vivo
A semana começou com o eco distante do 7 de setembro, um sopro de clarins anunciando a cena. Mas é amanhã, terça-feira, quando as portas do Supremo se abrirem, que o enredo ganhará fogo e nervo. O palco está pronto, os atores já se movem nos bastidores, e nós estaremos aqui, narrando cada gesto desse drama em tempo real.
Votos longos
Ministro Alexandre de Moraes pediu e o presidente da 1ª Turma, Cristiano Zanin, marcou mais duas sessões extras para o julgamento de Bolsonaro e aliados. (Clique aqui)
Disputa pela anistia
Com o julgamento de Bolsonaro tomando forma, a disputa no Congresso entre projetos de anistia tem se intensificado ainda mais. Há um texto de anistia ampla, defendida por Sóstenes Cavalcante, e outro de redução de penas, articulada por Davi Alcolumbre. Entenda as propostas que pautam o tema. (Clique aqui)
Caminhos da anistia
Sem consenso sobre o alcance do perdão, Câmara e Senado disputam a largada para aprovar uma anistia aos acusados de tentativa de golpe. Qualquer que seja o texto, ele terá de superar uma corrida de obstáculos no Congresso, no Planalto e no Supremo. Veja quais os caminhos possíveis para que a proposta vire lei. (Clique aqui)
Soberania ou anistia
O Dia da Independência, ontem, foi conduzido pelo tema que se intensificou nas últimas semanas: a anistia. Em dezenas de cidades, incluindo São Paulo, Rio e Brasília, milhares de pessoas saíram em defesa da soberania nacional e contra a anistia, ou com bandeiras dos EUA e de Israel, a favor da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Às vésperas do resultado do julgamento do ex-presidente, Michelle e Flávio Bolsonaro subiram o tom nos ataques ao Supremo, chamando ministros de "perversos" e "tiranos".
"Tirano"
Em SP, o governador Tarcísio de Freitas quis provar que mergulhou de vez na pauta. Chamou Alexandre de Moraes de tirano, comparou o STF a um poder ditador e disse em bom som: o candidato da direita em 2026 é Bolsonaro. (Clique aqui)
Deu o recado
O ministro Gilmar Mendes reagiu às críticas do governador paulista ao Supremo e disse que o Brasil "não aguenta mais tentativa de golpe". Para o decano da Corte, não há "ditadura da toga", mas ataques que buscam enfraquecer a democracia. (Clique aqui)
Soberania
O presidente Lula participou neste domingo do desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, acompanhado da primeira-dama Janja. O evento reuniu milhares de pessoas e teve como mote "Brasil Soberano" - slogan usado pelo governo para reforçar a defesa da democracia e da autonomia nacional diante do tarifaço de Donald Trump e do julgamento de Jair Bolsonaro no STF. (Clique aqui)
União e equilíbrio
No meio dessa briga de anistia, Hugo Motta se mostrou moderado e divulgou vídeo destacando a necessidade de haver união no país e equilíbrio, ingrediente que tem faltado à política brasileira. (Clique aqui)
Cinco pontos
Em pronunciamento em rádio e TV, Lula disse que a História não perdoará "traidores da pátria", em alusão a Eduardo Bolsonaro. Confira cinco recados dados pelo presidente em sua fala. (Clique aqui)
Tarifaço de Trump
A nova política de tarifas dos EUA para o Brasil completou um mês. Vejamos o resultado. (Clique aqui)
Agenda da semana
Senadores devem votar nesta semana projeto que prevê gratuidade para históricos, declarações e diplomas escolares, além de endurecimento de pena para quem vende álcool a menor de idade. (Clique aqui)
Falecimento
Morreu no sábado Mariangeles Maia, mãe do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia. Ela foi primeira-dama do Rio nos vários mandatos em que o marido, César Maia, foi prefeito. (Clique aqui)
Tensão na CPMI
A CPMI teve momentos de discussão após diretora da CGU dizer que governo Bolsonaro foi alertado de fraudes no INSS. (Clique aqui)
Ameaça a investigações
Para advogado, a PEC da Blindagem é "carta branca" para a impunidade e propostas em discussão na Câmara praticamente inviabilizam apurações de crimes envolvendo parlamentares. (Clique aqui)
Alegações finais
Ministro Alexandre de Moraes abriu prazo para PGR e defesas do Núcleo 2 apresentarem alegações finais no processo sobre tentativa de golpe, última fase antes do julgamento. (Clique aqui)
Nova acusação
PGR/SP denunciou o ex-assessor Eduardo Tagliaferro por organização criminosa envolvendo desvio de heranças. (Clique aqui)
Novas regras
BC fixou limite de R$ 15 mil para transferências via Pix e TED em instituições não autorizadas. (Clique aqui)
CCJ da Câmara aprovou projeto que aumenta para até nove anos a pena do chamado estelionato afetivo, quando golpes financeiros ocorrem em relações de confiança. (Clique aqui)
Golpes virtuais
Segue para a CCJ da Câmara projeto que propõe regras mais rígidas para ativação de chips pré-pagos, exigindo DDD local, com o objetivo de reforçar a segurança e coibir golpes virtuais. (Clique aqui)
Acolhimento
Projeto que prevê que crianças e adolescentes também recebam atendimento especializado nas Deams, com salas reservadas e suporte de policiais mulheres avança na Câmara. (Clique aqui)
Proteção animal
CCJ aprovou projeto que cria disque-denúncia de maus-tratos e abandono de animais. (Clique aqui)
Pautas da saúde
CAS do Senado votará projetos sobre prevenção do câncer, incentivo à vacinação e combate à insegurança alimentar infantil. (Clique aqui)
Reinserção educativa
Câmara aprova projeto que inclui testes vocacionais para adolescentes em medidas socioeducativas. A proposta segue ao Senado. (Clique aqui)
Material escolar
Comissão de Educação da Câmara aprovou proposta que obriga estados e municípios a fornecer material escolar a alunos da rede pública. (Clique aqui)
Aposentadoria especial
Comissão da Câmara aprovou projeto que reduz idade mínima para aposentadoria especial de trabalhadores expostos a agentes nocivos. (Clique aqui)
Dia da Amazônia
Câmara realizará sessão solene com foco na proteção da Amazônia e na valorização dos povos indígenas às vésperas da COP 30. (Clique aqui)
Pauta ambiental
Movimento Amazônia de Pé intensificou a coleta de assinaturas para projeto de lei que visa proteger 50 milhões de hectares de florestas públicas na Amazônia. (Clique aqui)
Agricultura familiar
Congresso aprovou projeto que transforma o Pronaf e o Plano Safra em lei, garantindo apoio permanente aos pequenos produtores. Medida fortalece a agricultura familiar com mais crédito, inclusão social e práticas sustentáveis no campo. (Clique aqui)
Cooperação internacional
Câmara aprovou projetos que fortalecem laços do Brasil com Benin, Áustria e Itália, em áreas como defesa militar, previdência social e segurança de dados. Propostas seguem para o Senado. (Clique aqui)
Laços institucionais
Comitiva de parlamentares de SP e do governo estadual viaja ao Oriente Médio, de 8 a 17 de setembro, para reforçar laços institucionais entre Brasil e Israel. (Clique aqui)
Jogando
Em coluna, a jornalista Lydia Medeiros analisa como o governador paulista tenta garantir apoio da direita em 2026 com pacto de anistia a Bolsonaro, mas sem abrir espaço para herdeiros bolsonaristas. (Clique aqui)
Justiça tributária
Economista Marcus Pestana defende que o debate sobre o novo Imposto de Renda deve evitar radicalismos, mas vê a proposta como passo importante para mais justiça tributária no Brasil. (Clique aqui)
Memória versus esquecimento
Segundo a professora Eneá de Stutz e Almeida, leis de memória curam e valorizam a luta pela democracia, mas as tentativas de autoanistia em debate hoje apenas perpetuam a violência e abrem caminho para retrocessos autoritários. (Clique aqui)
Vem saber de tudo!
Todas as atualizações do dia, reunidas em um só lugar. Notícias quentes, análises e bastidores da política chegam direto no celular pela comunidade do WhatsApp do Congresso em Foco. Informação rápida, confiável e sem fake news, para acompanhar o que realmente importa. Gostou? Não perca tempo, clique aqui.
Informativo nº 141
Informativo nº 140
Informativo nº 139
Informativo nº 138
Informativo nº 137