Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. informativo >
  3. CONGRESSO em FOCO nº 13 - Ano 23
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "showDelay": true, "assettype": "IN", "articlekey": 23013, "viewed": [], "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":23013,\"originalarticlekey\":\"23013\"}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Informativo nº 13 ano 23

CONGRESSO em FOCO nº 13 - Ano 23

20 de janeiro de 2026.

20/1/2026 8:31

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
"O princípio da autoridade existe para que não pereça o mundo."

Rui Barbosa

Donos do jogo

Muito além do Plenário e das votações transmitidas ao vivo, o Congresso Nacional opera por regras internas, hierarquias e lideranças que organizam o poder e determinam quem decide o quê. Nas notas a seguir, nosso Congresso em Foco ajuda você a entender essa engrenagem.

Manual do Senado

No Senado, a política segue roteiro bem definido. Blocos, líderes, maioria, minoria e Mesa Diretora formam a estrutura que organiza o poder, distribui voz e estabelece quem conduz as negociações. Entenda como funciona essa hierarquia. (Clique aqui)

O andar de cima

Poucos cargos concentram tanto poder quanto a Mesa Diretora do Senado. É ali que se decide a administração da Casa e de onde o presidente acumula também o comando do Congresso Nacional. (Clique aqui)

Tabuleiro da Câmara

Na Câmara dos Deputados, a influência não se resume ao tamanho da bancada. Lideranças, blocos e cargos regimentais moldam o jogo político e determinam quem negocia, quem pauta e quem tem poder real de decisão. (Clique aqui)

Peças-chave da liderança

Na disputa interna do Congresso, líderes, bancadas, maioria e minoria surgem de alianças ideológicas e acordos políticos. São esses atores que dialogam diretamente com a Mesa Diretora e ajudam a definir o ritmo e o rito do processo legislativo. (Clique aqui)


Expansão adquirida

A pressão de Trump pela venda (ou entrega) da Groenlândia reacende uma antiga prática americana: a anexação de grandes territórios por aquisição. Dos 50 Estados americanos, 20 foram total ou parcialmente comprados de outros países. Curiosamente, a última transação foi com a Dinamarca, antiga detentora das atuais Ilhas Virgens Americanas. (Clique aqui)

Descascando o abacaxi

Haddad elogiou a atuação de Gabriel Galípolo em meio à investigação sobre o Banco Master. No entendimento do ministro, a fraude financeira é herança da gestão anterior, e o presidente do Banco Central "descasca esse abacaxi" com responsabilidade. (Clique aqui)

Restituição master

Fundo Garantidor de Crédito iniciou o processo de restituição dos clientes do Banco Master, após a liquidação da instituição. O valor total estimado a ser devolvido chega a R$ 40,6 bilhões. (Clique aqui)

Atrito institucional

Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal criticou decisões do ministro Dias Toffoli no caso do Banco Master e apontou interferência nas atribuições da PF. (Clique aqui)

Domiciliar

Ministro André Mendonça concedeu prisão domiciliar a Sílvio Feitoza, apontado como ex-diretor financeiro do esquema de descontos indevidos em benefícios do INSS. (Clique aqui)

Tô fora

Ao negar interesse em se candidatar a qualquer cargo nas próximas eleições, Fernando Haddad afirmou que seus planos para o próximo ano são acadêmicos. (Clique aqui)

Entrando em campo

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que pretende sair do cargo nos próximos meses para articular a campanha do PT no Ceará. (Clique aqui)

Futuro

Se o terreno estiver aplainado no Ceará, Camilo se torna um nome forte para a vice-presidência numa eventual chapa puro-sangue.

Direita dividida

Ex-vereador Carlos Bolsonaro sugeriu que há um plano para enfraquecer Jair Bolsonaro e inviabilizar a candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro. Nos bastidores, a mensagem foi interpretada como um recado a Michelle Bolsonaro e ao governador Tarcísio de Freitas. (Clique aqui)

Marcha simbólica

Nikolas Ferreira iniciou caminhada do interior de Minas a Brasília em protesto contra prisões do 8 de janeiro e de Jair Bolsonaro. Deputado afirmou que o ato é simbólico e criticou decisões do STF e do governo. (Clique aqui)

ELA responde

Deputada Erika Hilton negou que o presidente Lula tenha se referido a ela no masculino, como afirmam vídeos que circulam nas redes, e ressaltou que nem sequer esteve no evento citado. (Clique aqui)

Consequências

Erika Hilton anunciou que levará à AGU uma denúncia formal contra donos de perfis que divulgaram a notícia falsa de que o presidente Lula a teria chamado de "ele". (Clique aqui)

O real do reality

Parlamentares reagiram à denúncia de importunação sexual no BBB 26. Deputadas e deputados cobraram responsabilização, criticaram a naturalização da violência de gênero e questionaram a triagem de participantes, reforçando que assédio é crime, não entretenimento. (Clique aqui)

Importunação

Deputado delegado Bruno Lima acionou o MP/RJ para investigar a denúncia de importunação sexual de Pedro Espíndola contra Jordana Ribeiro no BBB 26. (Clique aqui)

IA e misoginia

Ministério das Mulheres cobrou a regulação da inteligência artificial após casos de nudez falsa criada sem consentimento. (Clique aqui)

Internação

A deputada licenciada Roseana Sarney, em tratamento contra câncer de mama, voltou a ser internada após ser diagnosticada com pneumonia. (Clique aqui)

Inflação menor

O mercado reduziu novamente a projeção de inflação para 2026, que passou de 4,05% para 4,02%, segundo o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central. Apesar da leve desaceleração inflacionária, a expectativa é de juros ainda elevados. (Clique aqui)


Clique aqui para conhecer os apoiadores do Congresso em Foco.

CFOAB FIN - Confederação Nacional das Instituições Financeiras
MÊNTORE BANK Migalhas


Retorno cheio

Congresso Nacional retoma o ano legislativo em fevereiro com uma fila de 24 Medidas Provisórias (MPs) pendentes, muitas próximas do vencimento. (Clique aqui)

Educação superior

Lula assinou o decreto que regulamenta as universidades comunitárias. Com isso, elas poderão ser integradas ao restante da infraestrutura estatal de educação superior, com acesso a editais, programas de fomento e processos seletivos. (Clique aqui)

Tela pública

Governo prepara lançamento do Tela Brasil, plataforma pública e gratuita de streaming dedicada exclusivamente a produções audiovisuais brasileiras. (Clique aqui)

Fogo no Orçamento

Após a retomada dos trabalhos legislativos, a Comissão Mista de Orçamento analisa a medida provisória que libera R$ 60 milhões para combate e prevenção a incêndios florestais. (Clique aqui)

  • Questão de Ordem

Marketing do caos

Deputado Carlos Zarattini afirma que Tarcísio de Freitas sustenta sua gestão em propaganda, privatizações e maquiagem de dados, enquanto serviços públicos se deterioram. (Clique aqui)

Proteção que falha

Renata Abreu afirma que, apesar dos avanços legais, medidas protetivas seguem sendo insuficientes. Em artigo, a deputada defende o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica para impedir que agressões anunciadas terminem em morte. (Clique aqui)

IA para prevenir violência

Régis de Oliveira analisa como a inteligência artificial pode ajudar a antecipar riscos de agressão contra mulheres e priorizar medidas protetivas. (Clique aqui)

Engodo constitucional

O jornalista Alexandre Magnani afirma que a PEC da Segurança Pública enviada por Lula ignora o combate ao crime organizado e aposta em mudanças cosméticas sem efeito real. (Clique aqui)

Coragem em dobro

Adriana Vasconcelos relata como a prefeita Elisa Araújo, de Uberaba (MG), enfrentou tentativas de impeachment, ataques pessoais e preconceito para se manter no cargo. Para a jornalista, a trajetória de Elisa expõe como mulheres precisam provar mais, resistir mais e lidar com violência política para permanecer na gestão pública. (Clique aqui)

Custo invisível

Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp, alerta que o crescimento desordenado do aluguel por temporada amplia riscos de segurança, sonegação e concorrência desigual com a hotelaria formal. (Clique aqui)

Vem saber de tudo!

Todas as atualizações do dia, reunidas em um só lugar. Notícias quentes, análises e bastidores da política chegam direto no celular pela comunidade do WhatsApp do Congresso em Foco. Informação rápida, confiável e sem fake news, para acompanhar o que realmente importa. Gostou? Não perca tempo, clique aqui.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Nikolas Ferreira Banco Master Congresso
MAIS RECENTES

Informativo nº 19 ano 23

CONGRESSO em FOCO nº 19 - Ano 23

Informativo nº 18 ano 23

CONGRESSO em FOCO nº 18 - Ano 23

Informativo nº 17 ano 23

CONGRESSO em FOCO nº 17 - Ano 23

Informativo nº 16 ano 23

CONGRESSO em FOCO nº 16 - Ano 23

Informativo nº 15 ano 23

CONGRESSO em FOCO nº 15 - Ano 23

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES