Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 182, "viewed": [], "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":182,\"originalarticlekey\":\"182\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 182
3/11/2025 8:30
"É sempre enternecedora a volta de um pai ao seio da família."
Licença para cuidar
Câmara deve votar nesta semana um projeto que promete mudar o papel dos pais no início da vida dos filhos. A nova licença-paternidade amplia o afastamento para até 30 dias, cria o salário-paternidade pago pelo INSS e garante estabilidade no emprego. O benefício alcança autônomos, adotantes e casais homoafetivos. Para o relator Pedro Campos, o país dá um passo histórico ao reconhecer que "cuidar também é um trabalho". Entenda como é hoje e o que pode mudar. (Clique aqui)
Play no Senado
O Senado marcou para quarta a votação do projeto de lei que isenta o Imposto de Renda de quem recebe até R$ 5 mil ao mês. A pauta também inclui projetos voltados à proteção de direitos sociais. (Clique aqui)
Start na Câmara
A pauta da semana na Câmara deve priorizar projetos de segurança pública e medidas ligadas à COP30, com votações de urgência para propostas ambientais. (Clique aqui)
Justo
Para Hugo Motta, destinar parte da arrecadação das apostas esportivas para o Fundo Nacional de Segurança Pública é "inteligente e socialmente justo". (Clique aqui)
Projeto Antifacção
Presidente Lula assinou o projeto de lei antifacção, que será encaminhado ao Congresso Nacional com um pedido de tramitação em regime de urgência. (Clique aqui)
Projeto Antipolítica
Esses nomes de projetos, como o acima, são uma esperteza semântica: "anticrime", "antifacção"... quer dizer que antes da lei o crime e a facção estavam liberados? O truque é forçar o parlamentar ao "sim". Porque, se ele votar contra o PL Antifacção, logo o acusarão de ser "pró-facção" - um sofisma grosseiro, mas politicamente eficaz.
Voto contra o crime
Hugo Motta defendeu o voto distrital misto como forma de impedir a infiltração do crime organizado na política. Ele alerta que facções já tentam financiar campanhas e ocupar espaços de poder. (Clique aqui)
Voto distrital
O voto distrital é um debate com idas e vindas no Brasil. Entenda o modelo que prioriza representações regionais e existe desde os tempos do Brasil imperial. (Clique aqui)
Preservar para investigar
Ministro Alexandre de Moraes determinou a preservação integral de provas e materiais ligados à operação no RJ para assegurar as investigações pelo Ministério Público. (Clique aqui)
Mapa das facções
Ministro Fachin anunciou que o CNJ dará início à construção de um mapa da atuação de organizações criminosas no Brasil. (Clique aqui)
Nota de repúdio
Organizações de Direitos Humanos repudiaram a decisão do PSB de destituir os advogados da ADPF das Favelas, após o partido discordar de pedido de investigação federal sobre a megaoperação policial no Rio. (Clique aqui)
Defesa das prerrogativas
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, se reuniu com o presidente da CPMI do INSS, Carlos Viana, para tratar da garantia das prerrogativas da advocacia ao longo dos trabalhos da comissão. (Clique aqui)
Emendas sob suspeita
Polícia Federal deflagrou a oitava fase da Operação Overclean, que apura o desvio de recursos de emendas parlamentares. Foram cumpridos mandados em Brasília, São Paulo e Tocantins. (Clique aqui)
Ação suspensa
Ministro Alexandre de Moraes suspendeu ação penal contra o deputado Gustavo Gayer, atendendo à decisão da Câmara que aprovou a paralisação do processo. (Clique aqui)
Reforço na segurança
Câmara aprovou resolução que amplia as competências da Polícia Legislativa em ações de investigação, prevenção e inteligência. (Clique aqui)
Política do bem
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, recebeu em seu gabinete o prefeito de Divinópolis e irmão gêmeo do senador Cleitinho Azevedo, Gleidson Azevedo, que elogiou a atuação do ministro mineiro. (Clique aqui)
Bíblia sagrada
Senado debateu em audiência pública o projeto que proíbe alterações nos textos da Bíblia. A proposta já foi aprovada pela Câmara e pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, e busca garantir a inviolabilidade dos capítulos e versículos do livro sagrado. (Clique aqui)
Proteção
Comissão Especial da Câmara que analisa a regulamentação do trabalho por aplicativo realiza amanhã audiência pública sobre a proteção previdenciária e securitária dos trabalhadores de plataformas digitais. (Clique aqui)
Desinformação
Vídeo de Nikolas Ferreira falando sobre a soltura de Bolsonaro é falso. Vídeo real é de 2023 e fala sobre o ataque a uma creche em Blumenau. (Clique aqui)
Legalmente loira
Em Assembleia de Minas Gerais, a deputada Amanda Teixeira foi chamada de "Barbie da Shopee" e chamou o episódio de bullying. Ao repudiar a ação, sobrou para Erika Hilton ser taxada de hipócrita por andar maquiada. (Clique aqui)
Amor próprio é tudo
Em busca da valorização feminina, a deputada Greyce Elias apresentou projeto que institui o Dia da Autoestima da Mulher Brasileira para 21 de setembro. (Clique aqui)
Taxa de desemprego no Brasil segue em queda. Em menor índice desde 2012, o trimestre encerrado em setembro fechou em 5,6%. (Clique aqui)
Gás no turismo e na segurança
Congresso aprovou crédito de R$ 2,15 bilhões ao Fungetur e a fundos de desenvolvimento regional, incluindo o da Amazônia. A proposta segue para sanção presidencial. (Clique aqui)
Equidade
Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara aprovou projeto que garante tempo adicional em concursos e processos seletivos a candidatos com TEA ou TDAH. (Clique aqui)
Benefícios
Comissão de Saúde da Câmara aprovou projeto que isenta servidores públicos inativos e pensionistas com doenças graves da contribuição previdenciária. (Clique aqui)
Tanque de guerra
Deputado Nicoletti apresentou projeto que permite a compra e o uso de blindados por forças policiais. (Clique aqui)
Acessibilidade
Comissão aprova projeto que cria o Banco de Intérprete de Língua e Sinais para cidadãos brasileiros com deficiência auditiva e turistas estrangeiros. (Clique aqui)
CPMI do ressarcimento
Deputado Paulo Pimenta afirma que a CPMI do INSS marca a virada no combate à corrupção previdenciária e na proteção dos aposentados contra fraudes e entidades de fachada. (Clique aqui)
Do Norte ao Senado
Em artigo, Dr. Hiran celebra mil dias de trabalho no Senado e reforça o papel de Roraima na integração energética e no fortalecimento das políticas públicas de saúde. (Clique aqui)
Cansaço de guerra
Lydia Medeiros escreve que o eleitor chega a 2026 exausto da violência e da polarização. Segundo a jornalista, a segurança pública toma o lugar da economia e se torna o centro da disputa eleitoral. (Clique aqui)
Poupança em baixa
Zeca Doherty afirma que só um terço dos brasileiros conseguiu poupar em 2024. Em artigo, o diretor-executivo da Anbima defende políticas que estimulem o hábito de guardar e investir. (Clique aqui)
Do campo ao espaço
Em artigo, o economista Marcus Pestana cita o ITA, a Embrapa e pesquisadores que, segundo ele, provaram que com inovação e estudo, o Brasil pode transformar talento em produtividade. (Clique aqui)
Tiro no discurso
Paulo Serra critica a fala de Lula que relativizou a relação entre usuários e traficantes. Para ele, o discurso presidencial pode enfraquecer o combate ao narcotráfico em meio à crise de segurança no Rio. (Clique aqui)
Vem saber de tudo!
Todas as atualizações do dia, reunidas em um só lugar. Notícias quentes, análises e bastidores da política chegam direto no celular pela comunidade do WhatsApp do Congresso em Foco. Informação rápida, confiável e sem fake news, para acompanhar o que realmente importa. Gostou? Não perca tempo, clique aqui.
Informativo nº 183
Informativo nº 181
Informativo nº 180
Informativo nº 179
Informativo nº 178