Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "showDelay": true, "assettype": "IN", "articlekey": 23025, "viewed": [], "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":23025,\"originalarticlekey\":\"23025\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 25 ano 23
5/2/2026 8:10
"Não há bancos eternos. Todo banco nasce virtualmente quebrado; é o seu destino, mais ano, menos ano."
No banco, dos réus
Comissão de Assuntos Econômicos instalou ontem uma subcomissão para acompanhar as investigações sobre o Banco Master. Renan Calheiros anunciou que vai ouvir o Banco Central e enviar perguntas a Lula sobre encontros com o pseudo-banqueiro Daniel Vorcaro. (Clique aqui)
Mega investigação
Para o senador Alessandro Vieira, as fraudes protagonizadas pelo Master devem ser apuradas pelo Congresso o mais rápido possível e em todos os colegiados interessados. Em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco, o parlamentar afirmou que ainda não há consenso entre os interessados sobre quem coordenará a investigação. (Clique aqui)
Hiper trabalho
Senador Alessandro Vieira defendeu que o Caso Master já está dentro do escopo da CPI do Crime Organizado, no tópico sobre lavagem de dinheiro. (Clique aqui)
Supra cobrança
Segundo Alessandro Vieira, falta "vontade política e investimento" na condução da área de segurança pública pelo governo Lula, o que não será resolvido com a PEC da Segurança. (Clique aqui)
De bolso cheio
Congresso aprovou mudanças que reestruturam carreiras e ampliam gratificações para servidores do Legislativo. Na Câmara, bônus pode chegar a 100% do salário. No Senado, o texto prevê reajuste escalonado e licença indenizável. (Clique aqui)
Maioria confortável
A aprovação dos reajustes para servidores do Congresso avançou em votação simbólica, com apoio da maioria das bancadas. (Clique aqui)
Contramão da reforma
A aprovação do aumento salarial no Legislativo gerou reação imediata. Relator da reforma administrativa, Pedro Paulo criticou os projetos. (Clique aqui)
Dança das cadeiras
Câmara dos Deputados instalou seis comissões temáticas e escolheu seus novos presidentes após acordo entre líderes e o presidente Hugo Motta. (Clique aqui)
Três Poderes
Representantes dos Três Poderes assinaram pacto de enfrentamento ao feminicídio. (Clique aqui)
Por um propósito
Davi Alcolumbre criticou discursos que apontam confrontos entre os Três Poderes. (Clique aqui)
Trabalho por app
Hugo Motta afirmou que há avanços no projeto que regulamenta o trabalho por aplicativos após reuniões com o relator e representantes das plataformas. (Clique aqui)
Vitrine eleitoral
Governo pretende enviar após o Carnaval um projeto próprio para acabar com a escala 6x1, com urgência constitucional. Segundo Lindbergh Farias, o Planalto quer liderar o debate e não aproveitará propostas já em tramitação no Congresso. (Clique aqui)
Efeito Carlos Bolsonaro
Governador Jorginho Mello declarou apoio à deputada Caroline de Toni ao Senado e defendeu uma chapa "pura" do PL em Santa Catarina, ao lado de Carlos Bolsonaro. (Clique aqui)
Boataria
Os presidentes do PT e do PDT apresentaram relatos divergentes sobre o resultado da reunião realizada para formalizar a aliança eleitoral entre as siglas. O pedetista Carlos Lupi afirmou ter recebido apoio para palanques estaduais, enquanto Edinho Silva diz que tratou apenas da campanha do presidente Lula, e que questões estaduais seguem em aberto. (Clique aqui)
Frente a frente
Ministro Flávio Dino autorizou a Polícia Federal a realizar acareação entre os deputados Arthur Lira e José Rocha sobre uso irregular das emendas de comissão como forma de substituir o antigo "orçamento secreto". (Clique aqui)
Mentira e indignidade
Bolsonaro mentiu e se tornou indigno do oficialato, diz MP Militar, em caso de perda de patente no STM. (Clique aqui)
Processo arquivado
Conselho de Ética da Câmara arquivou representação do Novo contra o deputado Lindbergh Farias por ter acionado a PGR diante de discurso proferido por Marcel van Hattem. (Clique aqui)
Mateus 26:52
Nikolas Ferreira rebateu padre após críticas à "Caminhada pela Liberdade": "falta intelecto ou Bíblia". (Clique aqui)
Acordo comercial
Alckmin reuniu parlamentares para articular a tramitação acelerada do acordo Mercosul–União Europeia no Congresso. Articulação busca garantir consenso político e abrir caminho para a vigência provisória do acordo. (Clique aqui)
Caso Epstein
Indo além das fronteiras, Damares Alves afirmou que a CDH vai acompanhar a divulgação dos arquivos do caso Jeffrey Epstein. (Clique aqui)
Tudo certo em Recife
Câmara Municipal do Recife rejeitou o pedido de impeachment contra o prefeito João Campos, por 25 votos a 9, e arquivou a denúncia. (Clique aqui)
Adeus à Borba
Morreu aos 76 anos o ex-deputado federal José Borba, que também foi prefeito e vereador de Jandaia do Sul, no norte do Paraná. Ele cumpriu três mandatos na Câmara entre 1995 e 2005 e chegou a liderar a bancada do MDB, renunciando no ano do mensalão. (Clique aqui)
Ações afirmativas
O procurador-geral do Estado de Santa Catarina, Marcelo Mendes, concedeu entrevista ao Congresso em Foco para falar a respeito da lei estadual que proibiu a adoção de cotas raciais. De acordo com o representante jurídico do governo catarinense, a Constituição não define parâmetros sobre como deve ser feito o enfrentamento à discriminação racial, cabendo aos Estados decidir se acatam ou não o modelo de reserva racial de vagas nas universidades. (Clique aqui)
Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou projeto que proíbe a publicidade de apostas esportivas e jogos on-line em todo o país. Texto amplia restrições a anúncios, patrocínios e publicidade indireta, além de prever multas de até R$ 10 milhões. (Clique aqui)
Vacina no SUS
Projeto da deputada Rosana Valle propõe a inclusão da vacina contra a herpes-zóster no Programa Nacional de Imunizações. (Clique aqui)
"PEC 38 e a reforma administrativa na disputa de 2026", por Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos. (Clique aqui)
"Carteiros: Conectar o Brasil em um mundo em transformação não é slogan", por Coletivo Informações Correios. (Clique aqui)
"Idiotização social, estética da pobreza e educação cívica como solução", por João Melo, jurista. (Clique aqui)
"O Brasil no tabuleiro da Nova Guerra Fria Digital", por Régis Oliveira, especialista em IA. (Clique aqui)
"A casta do Congresso Nacional e a destruição da moralidade fiscal", por Davi de Souza, pesquisador em Ciência Política. (Clique aqui)
Vem saber de tudo!
Todas as atualizações do dia, reunidas em um só lugar. Notícias quentes, análises e bastidores da política chegam direto no celular pela comunidade do WhatsApp do Congresso em Foco. Informação rápida, confiável e sem fake news, para acompanhar o que realmente importa. Gostou? Não perca tempo, clique aqui.
Informativo nº 24 ano 23
Informativo nº 23 ano 23
Informativo nº 22 ano 23
Informativo nº 21 ano 23
Informativo nº 20 ano 23