Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 220, "viewed": [], "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":220,\"originalarticlekey\":\"220\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 220
30/12/2025 8:51
"E os dias passarão e as semanas e os meses; / E outro "ano novo" enfim virá; / E os anos de existência hão de marcar as vezes / Que o coração se iludirá."
Um ano decisivo
2025 consolidou mudanças importantes no funcionamento da política brasileira. Enquanto o governo Lula conseguiu avançar em pautas estruturais, como a regulamentação da reforma tributária, enfrentou um Congresso mais autônomo, atento às disputas de 2026. Do outro lado da praça, o Judiciário manteve protagonismo nos desdobramentos do 8 de janeiro, ao passo que o Parlamento passou a calibrar decisões com olhar eleitoral. Entre avanços institucionais, reorganização de forças e rearranjos partidários, 2025 funcionou menos como ponto de chegada e mais como um ano de preparação para o próximo ciclo político. Relembre, clique aqui.
Embate permanente
Em 2025, o confronto entre os Poderes deixou de ser exceção. Disputas sobre emendas parlamentares, vetos presidenciais, decisões do Judiciário e o controle do Orçamento tensionaram a governabilidade ao longo do ano. O Congresso reagiu ao protagonismo do STF com propostas para limitar seus poderes, enquanto o governo Lula acumulou derrotas importantes, sobretudo nas agendas fiscal e ambiental. (Clique aqui)
Desentendimento
Além da atividade legislativa, o Congresso experimentou momentos de tensão neste ano. O poder mais representativo, com a cara do povo, foi palco de bate-bocas acalorados, sessões interrompidas por tumultos, acusações entre parlamentares e até intervenção da Polícia Legislativa. (Clique aqui)
Cantoria
Entre sessões longas e votações acirradas, o Congresso também teve espaço para momentos musicais em 2025, seja para comemorar ou pedir apoio divino. A CPMI do INSS concentrou boa parte desses episódios, com destaque também para os louvores do Pastor Sargento Isidório. (Clique aqui)
Das redes para as leis
Outro fenômeno que marcou 2025 foi a chegada de reivindicações sociais ao Legislativo. Desde projetos de relevância nacional à celeridade em matérias que já estavam em tramitação, eventos como o vídeo da "Adultização" e a regulamentação das bets moldaram a atividade legislativa. (Clique aqui)
De casa nova
Com pluralidade política e expansão em categorias, infraestrutura e no processo eleitoral, o Prêmio Congresso em Foco 2025 trouxe inovação. 2,8 milhões de votos consagraram destaques na Câmara e no Senado na premiação mais importante da política brasileira. (Clique aqui)
Herança legislativa
Do celular na escola ao Imposto de Renda, 2025 mudou regras que chegam à vida real. O Congresso em Foco reuniu 15 leis sancionadas neste ano que já afetam educação, renda, direitos, meio ambiente e proteção social. Medidas discretas no debate político, mas com impacto direto no bolso, na rotina e nas escolhas dos brasileiros. (Clique aqui)
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Um episódio de violência contra turistas em Porto de Galinhas reacendeu a discussão sobre a falta de regras claras para a cobrança de mesas, cadeiras e guarda-sóis nas praias brasileiras. O caso expôs possíveis práticas abusivas, como alteração de preços e venda casada, hoje coibidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Municípios já tentam preencher o vácuo com leis e decretos locais. (Clique aqui)
Procedimento, ok
Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou a conclusão do procedimento médico realizado em Jair Bolsonaro para conter crises persistentes de soluço. Ainda não há previsão de alta. (Clique aqui)
Eleições 2026
Descontente com Tarcísio, o PP avalia lançar candidatura própria ao governo de São Paulo em 2026. (Clique aqui)
Preferência partidária
Nova pesquisa Datafolha trouxe o PT na liderança da preferência partidária, com 24% das menções, seguido pelo PL, com 12%. (Clique aqui)
Avaliação do governo
Paraná Pesquisas indicou que o governo Lula é aprovado por 45,6% e reprovado por 50,9% dos brasileiros. (Clique aqui)
Placar apertado
Paraná Pesquisas indicou que o presidente Lula aparece em empate técnico em simulações de segundo turno contra Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Ratinho Junior. (Clique aqui)
Tesoura amarela
Correios anunciaram plano de reestruturação que prevê corte de R$ 2 bilhões em despesas. (Clique aqui)
Em busca da meta fiscal
Lula sancionou, com vetos, lei que corta incentivos fiscais e aumenta a tributação sobre bets, fintechs e juros sobre capital próprio. (Clique aqui)
Fake news
Receita Federal desmentiu boatos sobre a criação de imposto para transações acima de R$ 5 mil, inclusive via Pix. (Clique aqui)
Malha fina paga
Receita liberou a restituição do IR para mais de 263 mil contribuintes que regularizaram pendências. (Clique aqui)
Greve evitada
Aeronautas aprovaram renovação da convenção coletiva para 2025 e 2026 e afastaram o risco de greve. (Clique aqui)
Direito desde cedo
Em coluna, Marina Helou celebra a aprovação de projeto na Alesp que garante o direito à amamentação em creches e impede que o ingresso das crianças interrompa o acesso ao leite materno. (Clique aqui)
Nem vilã, nem solução
Artigo do Observatório da Cultura do Brasil aponta que a Lei Rouanet beneficia uma fração mínima do setor cultural, concentra recursos e exige reforma profunda para cumprir os direitos culturais previstos na Constituição. (Clique aqui)
Órfãos invisíveis
Em artigo, Celeste Leite, promotora de Justiça do MP-SP, afirma que a orfandade causada pelo feminicídio exige mais do que pensão financeira e cobra a aprovação urgente do Estatuto da Vítima. (Clique aqui)
Vem saber de tudo!
Todas as atualizações do dia, reunidas em um só lugar. Notícias quentes, análises e bastidores da política chegam direto no celular pela comunidade do WhatsApp do Congresso em Foco. Informação rápida, confiável e sem fake news, para acompanhar o que realmente importa. Gostou? Não perca tempo, clique aqui.
Informativo nº 219
Informativo nº 218
Informativo nº 217
Informativo nº 216
Informativo nº 215